#6 — API’s … A cola que todos deveriam conhecer.(para desenvolvedores e empreendedores).

Olá Dev’s. Tranquilo? hoje vamos parsear essa entrada aqui.

Bem, venho escrevendo há algumas semanas, artigos falando sobre as bases da web, como meio de contribuir com a comunidade e lembrar algumas coisas que eu havia esquecido, mas todo este esforço tinha um objetivo, pavimentar(olha como eu sei usar o português, mãe) o caminho para a chegada dela, a linda e fabulosa … API. ❤
Eu estive presente no TDC 2016 trilha de Startups (Uma semana incrível, diga-se de passagem) falando exatamente sobre isto, como nos artigos anteriores cobrimos boa parte do básico do básico do básico, já podemos começar a falar sobre ela e seu ecossistema(Ao final do artigo, vou disponibilizar a apresentação que compartilhei no Slideshare). Espero que em 2017 eu possa fazer parte do evento novamente, se fizer, venho aqui novamente contar para vocês =).

Que venha 2017 ❤ ❤ ❤, ok! vou parar com o narcisismo e voltar para o que importa de verdade.

A grande Rede.

Antes de tudo, vamos iniciar com alguns números, apenas para dar aquela aquecida “deboista”.

Hoje somos aproximadamente 2.32 Bi, de pessoas conectadas na web através de smartphones, como você sabe, mobilidade “is the law”.

Number of smartphone users worldwide from 2014 to 2020 (in billions)

Apenas para quesito de comparação, e reforçando os dados acima, 87% dos dispositivos conectados hoje, são smartphones, em relação aos desktops, pcs portáteis(notebook, ultra book e etc) e tablets.

IDC: 87% Of Connected Devices Sales By 2017 Will Be Tablets And Smartphones

Agora para bagunçar a porra toda(no bom sentido é claro), temos aproximadamente 28,4 Bi, de “coisas”(Iot) conectadas na rede, isso quer dizer .. há 7 Bi de pessoas no planeta, ou seja, temos mais “coisas” conectadas no mundo, que habitantes, e esse número deve crescer exponencialmente nas próximas décadas(bases da skynet??).

Number of connected devices worldwide from 2012 to 2020

Depois de falar destes números “titânicos”, vamos refletir um pouco, se você é um empreendedor, deve estar acostumado com esses dados, acredito, pois uma das suas principais atividades é analisar tendências. Se você e desenvolvedor/analista/negócios/devops/jedi não deve ser diferente, gostaria de mostrar-lhes que existe uma parte entre estes dados que em muitas vezes é negligenciado, seja por falta de parâmetros, tempo ou conhecimento técnico de padrões.

“Habemus” novas experiências …

“ Api é um conjunto de padrões e instruções que habilitam a aplicação de software a “falar com outra”. Apis são comumente utilizadas para “misturar” conteúdos e serviços dentro de novas experiências.”

Fonte: “The rise of shopping API”

Já imaginou o que seria do Google, facebook, Airbnb, spotfy, twitter, Uber e outros pequenos, médios e grandes negócios disruptivos sem web api’s(só para deixar claro, existem outros tipos de APi’s em vários níveis de desenvolvimento, vou me ater as web api’s principalmente)? Acredito que seriam experiências bem menos flexíveis do que são na atualidade:
Hoje você contrata uma corrida no Uber através de um App, que consome uma api, depois pode sincronizar as suas músicas com o aparelho de som do carro do Uber, através da api do Spotify, logo depois se desejar, pode compartilhar no facebook sua musica favorita, através da integração Spotify e facebook … isso sem contar que pode pedir um Uber através do google maps … notou o “misturar” conteúdos e serviços dentro de novas experiências?

Existem empresas que são especialistas apenas em, “misturar” conteúdos e serviços, como por exemplo IFTTT que utiliza as mais diversas api’s, para criar novos serviços através de pequenos scripts que podem disparar ações de acordo com outras ações. emfim…

Api’s voltadas a e-commerce são as mais economicamente expressivas, com uma velocidade de publicação de aproximadamente 100 novas api’s toda semana, 30.000 apenas em 2016.

The rise of shopping API

Você interagem com dezenas de API’s todos os dias e nem percebe, pense como “Hugo “Hurley” Reyes” (Lost), que era dono de um domínio de uma fábrica de caixas … que produto no mundo não precisa de caixas?

Enfim falei bastante de dados (huehue), porém é apenas o inicio, veremos ainda muitas coisas sobre design, ecossistema, métodos e etc, esse foi apenas uma introdução bem superficial para engajar vocês a companharem as próximas publicações =).

Abaixo como prometido, a apresentação na íntegra que fiz em 2016.


One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.