#0 — Voltando ao Básico…Recursos Web.

Marcelo do Amaral
DevOnTheBit
Published in
3 min readNov 13, 2016

Olá Dev’s. Tranquilo?, aqui enquanto não der 404 tá de boa.

Quando você acessa um site, um vídeo, ou até um arquivo que estava na nuvem, você está acessando um recurso web. Antes de falar em REST,API’s, e outros métodos, vamos voltar um pouco e entender o que é um recurso. Afinal, quando acessamos uma URL, esperamos uma resposta, que geralmente acaba sendo um recurso. dãããh ̶(̶d̶a̶q̶u̶i̶ ̶p̶r̶a̶ ̶f̶r̶e̶n̶t̶e̶ ̶b̶o̶a̶ ̶p̶a̶r̶t̶e̶ ̶f̶o̶i̶ ̶p̶o̶r̶c̶a̶m̶e̶n̶t̶e̶ ̶t̶r̶a̶d̶u̶z̶i̶d̶o̶ ̶e̶ ̶a̶d̶a̶p̶t̶a̶d̶o̶ ̶,̶ ̶m̶a̶s̶ ̶f̶o̶i̶ ̶d̶e̶ ̶c̶o̶r̶a̶ç̶ã̶o̶)̶.̶

A web é uma rede mais ou menos estática, onde existem objetos que são basicamente documentos ou arquivos endereçados através de uma URL(sabe aquele endereçozinho maroto do xvideos, que você coloca com o navegador no modo anônimo, pois é, aquilo é uma URL), um recurso web é implicitamente definido como alguma coisa que pode ser identificada … bravo! …. Não disse nada ainda … pois bem, tomamos o sentido de identificado como: Nomear e Endereçar alguma coisa( seu vídeo no xvideos tem um nome e um endereço pra chegar até ele), essa coisa que o RFC1630(Junho1994) chama de “Objetos de Rede”.

“O RFC(Request for comments) é um documento que descreve os padrões de cada protocolo da Internet a serem considerados um padrão.”

Isso ainda não nos ajuda muito, pois neste documento nem se quer existe uma definição direta de recurso.
Já no RFC1738(Dezembro 1994), foi bem mais sistemático no uso do termo recurso ao se referir a objetos que devem estar disponíveis ou podem ser localizados através da internet. Mas o termo ainda sim não foi explicitamente definido.
A primeira vez que explicitaram o termo recurso, foi muito tempo depois, pra ser mais exato, 4 anos depois no RFC2396(Agosto de 1998), onde ele diz: (Interpretação e tradução livre e pessoal … não me condene):

“Um recurso pode ser qualquer coisa que tem uma identidade, um exemplo familiar inclui um documento eletrônico, uma imagem, um serviço(ex: Boletim Meteorológico do jornal do SBT), e a coleção de outros recursos. Nem todos os recursos são “Recuperáveis” pela rede(ex: seres humanos, corporações e livros catalogados em uma biblioteca podem ser considerados recursos ) o recurso e o mapeamento conceitual da entidade ou conjunto de entidades( … )”

Nossa que saco!… mas continuando … (ainda não tá muito claro).

Entretanto como pode ser visto, ele se limita a entidades físicas(palpáveis), abrindo chance para definições vagas sobre recursos abstratos. (affs)
Lacuna que posteriormente foi coberta pelo RFC3986(Janeiro 2005) que deu uma estendida no sentido de maneira bem explícita.(Interpretação e tradução livre e pessoal … não me condene novamente):

“(…) conceitos abstratos podem ser recursos, como operadores e operandos de uma equação matemática, tipos de relações(ex: pai ou empregado) ou valores numéricos(ex: zero, um e infinito)”

Tudo isso foi apenas pra repetir de uma maneira mais ̶c̶h̶a̶t̶a̶ lapidada, que um recurso pode ser: Um documento(json,xml,doc,pdf etc etc…),uma página HTML, um vídeo, uma foto, basicamente o que pode ser endereçado e nomeado na rede.

Ai você me pergunta … “-Por que tu me fizeste ler a timeline do recurso, que tá escrito na wikipedia, e eu te respondo: Bem, já que tua vida de desenvolvedor web(acredito que seja esse o objetivo,não?) vai ser baseada em interação com recursos, nada mais justo que saber de onde veio a ideia, prometo que essa verbosidade toda, vai ser só pra ele, vou pegar mais leve nos próximos artigos daqui pra frente”.

Eeeee pra finalizar … apenas uma citação sobre a nossa bela Web Semântica.

“A Web Semântica é nada mais nada menos, que uma web com toda sua informação organizada de forma que não somente seres humanos possam entendê-la, mas principalmente máquinas. As máquinas nos ajudarão em tarefas que hoje fazemos manualmente.”

Vamos falar mais sobre ela quando falarmos do 3º modelo de maturidade do Richardson(Controles e Hipermídia), bem, não se assuste, tudo será explicado na hora certa ok! (Foi só pra dar um spoiler).

Por hora acredito que seja isso, no próximo artigo veremos mais sobre URL’s, afinal, de alguma maneira deveremos acessar um recurso.

Até a próxima. =)

“Acredite nos métodos, tecnologias vão e vem.”

Referências: https://en.wikipedia.org/wiki/Web_resource , http://wiki.locaweb.com.br/pt-br/RFC, http://tableless.com.br/a-web-semantica/

--

--

Marcelo do Amaral
DevOnTheBit

Utópico por maioria de votos. -Spica, α Vir-, Chaotic Good, Dog Lover, OOP curious.