DevOps Dojo e suas origens…

Fernando Gonçalves
DevOps Dojo
Published in
5 min readAug 30, 2017

Nesse post, quero te contar um pouco sobre como gostaria de ajudar você a ter uma vida melhor e também o porque comecei o DevOps Dojo…então pega a pipoca e vem comigo!

Bom, antes de falar direto sobre como gostaria de te ajudar, deixa eu contar rapidamente porque o DevOps Dojo surgiu. Ele é parte essencial dessa ajuda, então continua comigo…

Acho que existem várias influências que me levaram a chegar até a ideia de criar o DevOps Dojo, no entanto, existe um momento em particular que sempre me vem a mente.

Era mais uma noite na minha república de faculdade, a querida MeGusta (#saudades). Como de costume, eu, o Thiago (que também publica conteúdo aqui no Dojo) e o Lucas (nosso querido amigo, Doce) estávamos fazendo janta e conversando na cozinha. O papo da vez era sobre perspectivas de futuro, o que cada um pensava em fazer depois que se formasse.

Até aquele momento, por volta de 2012, eu tinha ouvido falar muito do quão boas eram as oportunidades no exterior para quem estudava computação. Então a ideia que eu tinha em mente era a de me formar e partir para outro país na primeira oportunidade que tivesse. Afinal de contas, lá eu poderia ganhar muito mais trabalhando o mesmo tanto que aqui no Brasil.

E foi ai que veio um “tapa na cara” que nunca mais esqueci. Como nós 3 éramos estudantes de universidades públicas, o Lucas mandou essa:

Cara, você já parou para pensar que você está estudando com ajuda de dinheiro público e que, ao invés de ajudar o seu país a melhorar, você está querendo virar as costas e ir embora?

Ouch…

Naquele momento, o meu pensamento foi na linha de “eu não escolhi nascer aqui, cara…porque eu deveria sofrer as consequências de uma coisa que eu não escolhi?”. No entanto, aquele momento ficou na minha cabeça e viria a fazer a diferença no futuro.

Pulando para 2014, comecei a acompanhar um movimento relativamente novo chamado DevOps. O primeiro contato que tive com as ideias por trás desse movimento foi lendo o livro The Phoenix Project. Apesar de não estar formado, eu já tinha experiência de trabalho naquela época, então estava em busca de coisas que pudessem me diferenciar dos demais formandos assim que terminasse a faculdade.

Lendo esse livro, vi o tanto que os conceitos por trás da cultura DevOps faziam sentido. Ah, e aqui cabe uma observação…DevOps se trata de uma cultura de desenvolvimento de software e não uma espécie de profissão como o mercado acabou assumindo (vamos falar mais disso em posts futuros).

O ponto é que, desde quando aprendi sobre DevOps, decidi que queria tentar trabalhar dessa forma, como um cara que entenderia tanto de desenvolvimento quanto de operações. E é isso que tenho procurado fazer nos últimos 2 anos, até que novamente surgiu aquela vontade de ir embora.

Comecei a sentir que as coisas aqui já não estavam mais fazendo muito sentido para mim e que ir trabalhar em outro país poderia ser a solução para esse problema. Lá eu conseguiria ter acesso à tecnologias que poucas empresas aqui estavam utilizando e trabalhar em coisa legais e desfiadoras. Foi ai que surgiu uma ideia…

E se, ao invés de ir em busca dessas tecnologias lá fora, eu tentasse trazer elas mais cedo aqui para o Brasil?

Foi a partir desse pensamento que a ideia do DevOps Dojo começou a surgir…um local onde qualquer pessoa interessada em computação pudesse ir e aprender em português sobre as principais tecnologias que estão rolando no mundo da computação. Essa seria uma forma de retribuir à sociedade aquela ajuda que eu recebi durante 4 anos estudando em uma universidade pública.

Certo, e o que você tem a ver com isso?

Bom, cada vez mais eu vejo no LinkedIn dois tipos de posts:

  • Pessoas procurando emprego desesperadamente;
  • Empresas procurando profissionais de TI desesperadamente.

Vendo essa coisas, eu ficava pensando: “não é possível… ao mesmo tempo que tem tanta gente desempregada, tem tanta empresa com vaga sobrando…e oferecendo ótimos salários!”.

O grande problema está na capacitação das pessoas. Isso tanto é verdade que ontem vi uma notícia da Reuters falando sobre a inauguração de um centro de treinamentos do Facebook no Brasil. O foco desse centro será justamente ajudar a resolver esse problema de capacitação dos profissionais brasileiros.

É verdade que hoje existe muito conteúdo disponível na internet, você pode aprender qualquer coisa praticamente de graça. No entanto, grande parte desse conteúdo está em inglês e isso, por si só, já pode ser uma grande barreira. Conteúdo traduzido tende a demorar mais para surgir e isso dificulta bastante a vida daqueles que estão em busca de um diferencial.

Portanto, a minha missão com o DevOps Dojo é fazer a minha humilde contribuição para ajudar você a melhorar a sua vida e a da sua família, trazendo conteúdo de qualidade, em português, para que você esteja preparado para aproveitar essas oportunidades que estão sobrando (literalmente) no mercado.

Com isso, eu quero dizer que a computação é para todo mundo? Não.

Mas eu acredito que ela pode ser para você se assim você decidir. E caso você decida, conte comigo nessa caminhada.

Bora virar um ninja em TI?

Um abraço.

Links relacionados:

--

--