fome de mudança: redesenhando a experiência na tela de início do aiqfome

greg
devorando
Published in
4 min readJul 29, 2020

o desafio do redesign para milhões de usuários famintos na hora mais crítica: a do ronco da barriga!

quem nunca, né?

Imagina só: você chegou ao final de um dia cheio, a geladeira tá vazia, não dá pra sair de casa, a fome já tá dando dor de cabeça e então decide pedir alguma coisa para comer. Ao abrir o aiqfome, sua missão é escolher o restaurante perfeito no meio de centenas de outros. Responsa, né? E nosso desafio aqui no aiqfome é encontrar formas de te ajudar a completar essa missão bem rapidão, antes do segundo ronco da barriga.

Há alguns anos, essa tarefa era mais simples por causa do número de restaurantes, mas como todo mundo cresce, não tem jeito, uma hora ou outra ele chega: o momento da evolução. Mesmo com 13 anos de empresa (velhinho né? já é um adolescente!), o aiqfome só se tornou um app lá pra 2014, antes era um site na web. Desde o nascimento, já foram vários tapas no visu: mudou bastante em 2016, acompanhado de novas cores na identidade visual e, em 2018, o aplicativo ganhou mais um redesign. A equipe mergulhou de cabeça nessa aventura, a ideia era não impactar a experiência do usuário já existente, mas modernizar bastante a interface (na época, layouts minimalistas e fontes finas estavam em alta 😜). O tempo voa demais e, no começo de 2019, o aiqfome cresceu mais ainda e o número de lojas que precisavam caber ali na telinha do celular aumentou. Isso só significava uma coisa: vamos redesenhar de novo!

quatro capturas de tela mostrando a evolução da interface
direto do túnel do tempo: aiqfome em 2014–2016–2018–2020

Dessa vez, separamos em etapa e o primeiro passo da nossa (r)evolução, foi melhorar a experiência da tela inicial (o que a gente chama carinhosamente de praça). Com o aumento dos fominhas (nossos usuários 💜), as alterações ficam cada vez mais sensíveis e tudo precisa ser planejado pra não interferir negativamente na experiência de ninguém. E aí, a gente se perguntou: como otimizar a exibição e melhorar a escolha das lojas na tela inicial?

A primeira mudança foi a exibição do filtro de culinárias já na tela inicial (com novos ícones lindíssimos inclusive 😍, um salve pras Júlias do marketing que arrasaram!), com o intuito de ajudar todos os fominhas indecisos que se perguntam “hoje eu tô com fome de quê, hein?!” a filtrar os restaurantes por categorias. Antes, esse filtro só aparecia quando tocava na lupa do canto superior direito da tela, junto da busca por texto.

esse aqui é o filtro de culinárias na tela inicial

Outro problema era bem evidente: a falta de espaçamento entre as campanhas estava dificultando a visualização e deixando tudo meio poluído e apertado. Inspirados nos cards do Google Notícias, tivemos a ideia de delimitar as campanhas com um fundo branco, aumentando o espaço de respiro dessa tela e dando uma organizada geral. Também ficou mais fácil identificar uma campanha promocional, seu banner personalizado agora fica beeeem juntinho dela, já que antes ele acabava se perdendo entre todos os outros no carrossel do topo.

um exemplo do banner no topo, bem longe de campanha

A gente sabe que a hora de decidir o que pedir é muuuuuito importante e todo detalhe é considerado: quem é melhor avaliado, quem tem promoção, quem tem entrega grátis, etc. É por isso que incluímos a disposição em grid na visualização das lojas participantes em uma determinada campanha. Agora, é possível ver mais lojas de uma vez, sem precisar rolar muito a tela como antes (uma ideia semelhante ao Pinterest, à “minha lista” da Netflix e às listas de podcasts no Spotify). Ah, e essa página da campanha ainda ganhou o filtro de culinárias pra você achar sua alma gêmea bem rapidão.

a campanha melhor identificada na primeira tela e a disposição em grid na segunda

Essas mudanças na tela inicial e visualização das lojas foram só os primeiros passos nessa caminhada de melhorias norteada pelo design. Usá-lo como ferramenta para melhorar a experiência e entregar valor ao usuário, alinhando às estratégias de mercado, tecnologia e marketing, são cartas na manga do nosso time no jogo do delivery.

Já liberamos essa primeira versão da praça para todos os usuários e as métricas e feedbacks confirmam que seguimos um ótimo caminho. Conta pra gente lá no twitter ou no insta (@aiqfome em ambos) o que você achou. Como esse timaço incrível de produtech nunca para, jajá tem mais um monte de novidade saindo do forno!

Então é isso, se quiser trocar uma ideia pode me mandar um oi lá no LinkedIn. Até a próxima! :D

--

--

greg
devorando

ux/ui designer no aiqfome e viveria facilmente só de pizza e sushi (ou pizza de sushi. ou sushi de pizza.)