O que é Open Design ou Design Aberto

Lucas Tangi
DEVPIRA
Published in
3 min readMay 19, 2023

Design aberto, é mais um dos termos que se desdobram da cultura open source, tal conceito se extende para além do âmbito dos códigos, contemplando também itens tangíveis (hardware, por exemplo), processos, plantas, técnicas, entre outros. Em resumo podemos dizer que são projetos que (integralmente ou em partes) são conduzidos por processos colaborativos, que podem ou não ter um núcleo institucional que mantém o projeto, enquanto abre possibilidades para o co-desenvolvimento por parte de uma comunidade.

Os objetivos e a filosofia do movimento são semelhantes aos do movimento Software Livre, mas são implementados para o desenvolvimento de produtos físicos. O design aberto é uma forma de co-criação, onde o produto final é projetado por usuários, ao invés de uma parte interessada externa, como em uma empresa privada

O conceito de Open Design vem crescendo nos últimos anos, apesar de ainda estar no começo de sua popularização, acredito muito que precisamos, cada vez mais de pessoas aplicando suas habilidades e seu tempo em projetos para o bem comum, em temas que comumente se têm uma falta de financiamento privado ou interesse comercial, como causas ambientais, sociais e culturais, por exemplo.

Existem algumas empresas e grupos por todo o mundo que movimentam essa comunidade, disponibilizando seus projetos e trabalhando em diversas frentes tais como projetos 3D, interfaces digitais, fluxos de interação e etc. Confira alguns exemplos:

OpenDesk:

Uma plataforma global para fabricação local — Hospedando designs de móveis no formato digital, que podem ser feitos em qualquer lugar do mundo, por meio de uma rede global de fabricantes — garantindo que os móveis sejam feitos sob demanda, localmente, de forma sustentável e acessível.

Saiba mais no site: https://www.opendesk.cc

Impressão 3D:

Outro exemplo são as bibliotecas de arquivos 3D, que vêm crescendo muito nos últimos anos. Por conta do avanço o avanço das tecnologias, materiais de impressão e o hype por trás dos ambientes virtuais (metaversos e similares) o interesse por projetos tridimensionais cresceu exponencialmente, hoje é possível encontrar diferentes projetos abertos de design disponíveis em canais online.

Figma Community:

Para arquivos digitais (interfaces, ilustrações, ícones e artes de maneira geral, por exemplo) temos a comunidade do Figma — um local onde você tem arquivos abertos para duplicar e contribuir editando ou utilizando como base para construir algo totalmente novo. Eu e minha equipe contribuímos para este ecossistema, saiba mais em: https://www.figma.com/@MTCorp

Nossas arquivos publicados na comunidade são em parceria com o DevPira, compartilhamos assests que nos ajudam no dia-a-dia e que podem te ajudar em algum momento ;)

Nossa última publicação é o site da comunidade (que é open source para os desenvolvedores) na sua versão Open Design na comunidade, você pode duplicar o arquivo, propor melhorias ou criar um layout totalmente novo! Deixamos algumas issues na última p'ágina do arquivo que resolveremos juntos em lives, nos ajude resolvendo-as e identificando novas, confere lá: https://www.figma.com/community/file/1240028287614433284

Photo by Sigmund on Unsplash

Inovação aberta:

Toda esta cultura open source, cria o movimento de inovação aberta de forma geral. Como aquela máxima diz: quem se apega muito as ideias é porque tem poucas…

A inovação aberta recebeu um grande interesse da comunidade empresarial, bem como dos pesquisadores, porque cria uma gama mais ampla de atores envolvidos na inovação, que inclui empresas, universidades públicas e privadas de pesquisa tecnológica, bem como indivíduos. A inovação aberta é um ecossistema de negócios que pode oferecer às organizações fontes de ideias para seus projetos de P&D e vice-versa.

Ouvi de um grande mentor certa vez que “nenhuma empresa prospera em uma sociedade que fracassa” e acredito que cada vez mais organizações tem compreendido está visão.

--

--