Book Review: ‘Design Centrado no Usuário’, Travis Lowdermilk

Thaís Pinheiro
DEx01
Published in
3 min readFeb 1, 2018

O livro começa deixando claro:

“Este livro não é destinado aos profissionais da área de experiência de usuário […] ou aos designers profissionais. […] meu objetivo é ajudar desenvolvedores a compreender as práticas fundamentais do design centrado no usuário, da usabilidade e da experiência de usuário.”

Não se assuste pela declaração do autor logo no início.

A verdade é que se você, como eu, é designer mas tem pouco – ou nenhum –conhecimento na área de UX, esse livro definitivamente é para você.

Com um índice detalhado para rápida conferência e uma escrita leve, objetiva e convincente, Lowdermilk conduz a narrativa de forma a construir uma única conclusão: o design centrado no usuário – DCU, como ele chama, ou UCD, sigla em inglês para user-centered design – não é o caminho mais rápido, mas é, sem sombra de dúvidas, o mais correto.

Fornecendo exemplos sobre suas desventuras e eventuais sucessos em sua carreira de desenvolvedor, ele passa lições que provavelmente pouparão tempo a quem quer que siga seus conselhos e busque entender mais – porque, sim, será preciso mais estudo – sobre as práticas da metodologia de DCU.

Elencando uma série de noções básicas, fundamentos e práticas variadas do design centrado no usuário, a obra é um ótimo ponto de partida. Mesmo já tendo lido alguns dos grandes nomes de UX – Don Norman, Jesse James Garret, Steve Krug – a verdade é que desejei profundamente ter começado por aqui. ‘Design Centrado no Usuário’ é exatamente o que diz ser: um guia básico. E para quem não tem conhecimento da área, faz mais sentido começar aos poucos.

Logo no primeiro capítulo, Lowdermilk deixa claro o que o DCU não é:

Não é subjetivo. Suas impressões pessoais? Guarde-as até que aqueles que realmente usarão o que você está produzindo as confirmem.
Não é apenas design, porque um aplicativo ser bonito não garante que seja usável.
Não é perda de tempo ou dinheiro aliás, provavelmente seja o inverso.
Não é usabilidade, mesmo que esta última esteja relacionada.

Se você é novo no mundo do UX Design e está meio perdido, talvez este livro seja um bom caminho.

No fim de cada capítulo, você poderá encontrar um quadro-resumo que reúne as ideias gerais do que acabou de ler, o que ajuda a fixar os conceitos abordados. No fim do livro você ainda encontra um capítulo sobre recursos úteis, um apêndice com templates caso você não saiba por onde começar e um apêndice de referências úteis.

E se você aceitar mais uma recomendação, tenha em mãos um marca-textos e um bloquinho de post-its, ou algo do tipo. Há uma série de frases e constatações que você vai querer destacar. Para encerrar, deixo aqui minha favorita, que é na verdade o Erro Fundamental de Atribuição, definido pelo psicólogo Lee Ross e citado por Lowdermilk no livro:

“Essencialmente, o erro está em nossa tendência de atribuir o comportamento das pessoas à maneira como elas são, em vez de atribuir à situação em que elas se encontram.”

--

--

Thaís Pinheiro
DEx01
Writer for

Bookworm. Apaixonada por design, pesquisa e estratégia. Escrevo algumas coisas nas horas vagas. | Experience Lead @ DEx01