A Subnet da Dexalot

Marcos Eduardo
Dexalot
Published in
6 min readSep 24, 2022

Uma exchange inovadora no paradigma de escalada horizontal do ecossistema do Avalanche

A equipe Dexalot tem trabalhado duro para construir nossa Subnet do Avalanche, e está quase aqui! Nossa Subnet está sendo testada na rede de teste Fuji do Avalanche, para que os usuários tenham a certeza de desfrutar de uma experiência de negociação recém-aprimorada depois de concluída. Taxas de transação mais baratas, melhor liquidez e velocidade incrível são apenas alguns dos muitos novos recursos que vêm com a Subnet. Vamos dar uma olhada na nova estrutura da nova Dexalot e como ela estabelece uma base para um futuro multicadeia como uma Subnet do Avalanche.

Originalmente a Testnet do Dexalot foi introduzida em 6 de Agosto de 2021, seguido pelo lançamento da Rede Principal em 6 de Dezembro de 2021. Posteriormente, a Testnet da Subnet da Dexalot foi criada em 25 de Abril de 2022. Simplificando, todos os ambientes de cadeia estão sendo atualizados à medida que o Dexalot migra para a nova arquitetura.

A nova Dexalot é um aplicativo de cadeia dupla existente tanto na C-Chain do Avalanche (Mainnet) quanto na Subnet da Dexalot (Subnet). A rede principal e a Subnet se comunicam por transmissão de mensagens genéricas com o uso de tecnologias de alta qualidade de ponte. Anteriormente, negociar na Dexalot significava que todas as suas ações eram enviadas para uma única blockchain, mas isso está mudando muito. A nova arquitetura da Dexalot permite a interação entre várias blockchains de seu front-end, em vez de apenas um. Isso não é apenas mais eficiente, mas também abre caminho para inovações futuras.

Como os usuários interagem com a Dexalot — antes e depois da migração para a nova Subnet da Dexalot

Como os usuários interagem com a Dexalot — antes e depois da migração para a nova Subnet da Dexalot

Com a nova arquitetura, você terá de depositar a partir da Rede Principal, negociar na Subnet e sacar da Subnet. A vantagem de fazê-lo desta forma é o fato de que os ativos nunca saem da cadeia de origem enquanto os negócios estão ocorrendo na Subnet.

Para alternar entre essas duas blockchains, basta selecionar no menu suspenso localizado ao lado do botão de conexão da carteira no familiar painel da Dexalot.

Arquitetura

O aplicativo de front-end é semelhante à implementação de cadeia única já em vigor, enquanto os contratos subjacentes, o back-end e a arquitetura de banco de dados sofreram mudanças substanciais.

A nova arquitetura de cadeia dupla permite que a Dexalot descarregue operações mais exigentes para a Subnet, reduzindo o custo do gás e aumentando a velocidade. A nova arquitetura da Dexalot é acessada por meio do seu front-end, que foi atualizado para ser compatível com a Rede Principal e Subnet simultaneamente. Além disso, não há interface de ponte separada. Toda a funcionalidade de ponte é integrada ao portfólio de contratos inteligentes da Rede Principal da Dexalot (PortfolioMain) e ao portfólio de Subnet (PortfolioSub) para fornecer uma experiência de usuário perfeita para você. LayerZero será o único provedor de pontes no início, e mais pontes podem ser adicionadas no futuro, conforme necessário. Essa abordagem permitirá que a Dexalot escale para várias pontes (para reduzir ainda mais o risco de pontos únicos de falha) e que ativos em cadeias diferentes do Avalanche sejam negociáveis ​​na Subnet da Dexalot.

· Fase 1

A primeira fase da migração começou em 14 de Julho de 2022. A rede Testnet Fuij foi encerrada brevemente para oferecer suporte a várias blockchains usando o mesmo esquema de banco de dados — a primeira etapa do aplicativo multicadeia. A visão do usuário da Dexalot (como visto no painel do website) é criada principalmente consultando os registros do banco de dados (consulte o litepaper da Dexalot) que é preenchido por uma cópia dos eventos da blockchain. Uma nova infraestrutura de back-end com leitores e escritores capazes de interagir com várias blockchains também foi implantada com sucesso durante esta fase.

· Fase 2

Durante a primeira semana de Agosto, a Rede Principal foi desligada para habilitar o ambiente de Subnet para testes. A atual Rede Principal opera com 4 contratos inteligentes e este sistema foi atualizado para incluir mais de 10 contratos inteligentes. Este ambiente de desenvolvimento foi implantado na rede de teste Fuji do Avalanche e está passando por testes internos.

Fluxo Típico de Negociação

· Conecte sua carteira

· Deposite tokens na Rede Principal

· Negocie na Subnet

· Saque na Subnet

Principais Conceitos e Diferenças

· Pode-se depositar um ativo somente quando conectado à Rede Principal. O depósito bloqueia o ativo do usuário no PortfolioMain e deposita o mesmo valor no PortfolioSub em uma única transação.

· Usuários terão duas carteiras para cada conta: uma na Rede Principal e outra na Subnet acessível por meio de aplicativos de carteira suportados, como provedores Core, MetaMask e WalletConnect. Mais carteiras serão adicionadas no futuro.

· A carteira da Rede Principal mantém todos os ativos na Rede Principal como antes, e os ativos precisam ser depositados na Dexalot para negociação. Todas as funções da ponte estão integradas nas ações de depósito e saque.

· A carteira da Subnet mantém apenas $ALOT para pagamentos de gás. É por isso que a carteira da Subnet também é chamada de “Gas Tank”.

· “Add Gas” transferirá $ALOT do portfolioSub para a carteira da Subnet.

· “Remove Gas” transferirá $ALOT da carteira da Subnet para PortfolioSub.

· $ALOT disponível no PortfolioSub transferido da carteira da Rede Principal ou carteira da Subnet (“Gas Tank”) pode ser usado em negociações ou saques.

· O PortfolioSub rastreia os saldos Total e Disponível dos ativos dos usuários sem criar nenhum ERC20 na Subnet. Esses saldos são atualizados quando as funções de depósito, saque e negociação são usadas.

· Como não há tokens ERC20 na Subnet e apenas o saldo $ALOT (saldo “Gas Tank”) será visível nas carteiras como Core ou MetaMask quando conectado a Subnet.

· Toda a negociação é feita enquanto estiver conectado a Subnet.

· Pode-se sacar um ativo somente quando conectado à Subnet. O saque remove o valor do PortfolioSub e desbloqueia o mesmo valor do PortfolioMain, posteriormente transferindo o ativo sacado para a carteira da Rede Principal do Usuário em uma única transação.

· Pontes adicionais serão introduzidas no futuro com a implantação de vários contratos PortfolioMain para diferentes cadeias.

Fique atento aos próximos anúncios, mídia e artigos que mostrarão como testar e experimentar a nova Subnet da Dexalot!

Escritor: Brad McFall

Editor: Dan Marcoulis

Gráficos: Can Toygar

Tradução: MarcosEduardoLive

Fonte da Informação: https://medium.com/dexalot/the-dexalot-subnet-96b2a05cb435

Sobre a Dexalot:

Dexalot é uma revolucionária exchange descentralizada que visa trazer a aparência e a sensação da exchange centralizada tradicional para uma aplicação descentralizada na cadeia. Sua missão é trazer um ambiente verdadeiramente inclusivo e transparente, onde os Usuários da Dexalot possam negociar criptomoedas com segurança e eficiência, sem risco de slippage ou custódia. Ela é construída no Avalanche, plataforma de contratos inteligentes mais rápida da indústria de blockchain.

Website | Twitter | Telegram | Medium | Discord

--

--