Como estamos transformando nossa gestão de desempenho

Fabiana Esteves
Dafiti Group
Published in
3 min readJan 23, 2020

Aqui no Dafiti Group, temos um olhar direcionado aos nossos funcionários. Estamos cada vez mais focando em seu desenvolvimento, trazendo novas formas e processos para ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos de carreira.

Uma das nossas ferramentas de gestão de desenvolvimento é a conhecida Avaliação de Desempenho, e nosso principal diferencial por aqui é que temos a consciência da melhoria constante e que podemos ajustar o que for necessário, sem apego, para encaixar o dinamismo do nosso negócio e atender o dia a dia dos nossos funcionários em um processo que faça sentido com suas entregas, objetivos e metas.

Desta forma, trouxe as 5 principais adaptações do nosso ciclo, que pode parecer até comum, mas que nos fornece grandes aprendizados constantes.

  1. Avaliação 360º: com o objetivo de olhar para o desempenho de cada pessoa, e garantir que os líderes tenham uma visão holística de seus funcionários, a avaliação 360º — na qual escolhemos colegas de diversas áreas para contribuírem com feedback sobre nosso comportamento, com base nos nossos princípios — se tornou uma etapa muito importante desse processo. Além disso, nessa fase todo líder é avaliado por todo o seu time, garantindo assim maior alinhamento da nossa liderança.
  2. Auto avaliação e avaliação do gestor: todo funcionário aqui no Dafiti Group faz sua auto avaliação, olhando para desempenho e comportamento, refletindo sobre aprendizados, conquistas do semestre e sobre seu momento de carreira, bem como expectativas. Além disso, o gestor também faz a avaliação do seu time, capturando o que foi trazido pelo funcionário na auto avaliação e os insumos da avaliação 360º sobre o funcionário.
  3. Princípios: tão importante quanto o que fazemos, é como fazemos, e acreditamos que isso traduz o que acreditamos ser e trará impacto no nosso dia-a-dia. Por isso, todos os funcionários do Dafiti Group são avaliados por cada princípio e comportamento da nossa cultura, e como isso reflete no coletivo — em agir com a mesma essência. Além disso, os nossos líderes também são avaliados pelo o que chamamos de “práticas da liderança”, comportamentos que esperamos deles enquanto gestor de pessoas. Assim garantimos cada vez mais um alinhamento com a nossa cultura.
  4. Comitê de pessoas: após todo o processo de avaliação de desempenho, chega a hora de discutir sobre pessoas e sobre os planos de ação de cada uma com foco em seu desenvolvimento. Uma das etapas desse processo é o comitê cross-área, onde reunimos todas as áreas da companhia oferecendo maior visibilidade dos nossos talentos e maiores planos e oportunidades de desenvolvimento para todos
  5. Plano de desenvolvimento individual: ao final do nosso processo, todo funcionário ao receber seu feedback, constrói junto com seu gestor um plano de desenvolvimento individual, onde foca em planos de ação para ajudar os funcionários a alcançarem os seus objetivos de carreira, e ao longo do ciclo fazemos o monitoramento dos resultados que tivemos.

Todas essas mudanças têm contribuído cada vez mais para o desenvolvimento das pessoas e a fomentação da nossa cultura, nos ajudando a construir os melhores times, sempre confiando e apoiando uns aos outros. Conheça mais dessa revolução também!

--

--