Janaina Silva
Dafiti Group
Published in
3 min readAug 20, 2020

--

Aqui no Dafiti Group, incentivamos talentos femininos na área de TI. É o nosso Girls in Tech — ou git.

Tudo começou com um bate-papo de corredor.

Conversando com um colega, a seguinte frase veio à tona: “Repara, quase não temos mulheres em engenharia, precisamos de diversidade.”

Então a ficha caiu.

Na verdade essa ficha estava engasgada há muito tempo e por conformismo, por acreditar que as coisas são assim mesmo e pronto, precisou de um chacoalhão para cair.

Foi então que vimos uma oportunidade para criarmos as “Gits”, Girls in tech no Dafiti Group.

Começamos essa iniciativa discutindo a relação das mulheres em ambiente de tecnologia, onde de fato somos a minoria. Mas por quê?

É verdade que as mulheres se interessam mais por humanas? Seria porque não queremos ter dor de cabeça ou por que TI é considerada uma área difícil?

Pesquisando mais a respeito e conversando entre as participantes, descobrimos uma série de situações onde tentativas de exclusão, inferiorização, crenças culturais limitadoras e assédios, são alguns dos fatores que incentivam a falta de interesse na área.

Mas para começar de fato precisaríamos de um propósito que fundamentasse e direcionasse nossas ações como grupo, então eis que surgiu:

“Tornar a Dafiti referência das mulheres no mercado de tecnologia, transformando o ambiente de TI seguro e saudável para o público feminino,

incentivando o empoderamento o desenvolvimento das mulheres, para impulsionar suas carreiras.”

Com base nesse propósito, fizemos um bate papo com homens para falarmos sobre experiências e trocarmos ideias sobre a relação da mulher em ambiente quase exclusivamente masculino.

Depois organizamos um webinar com participação feminina para falarmos sobre Machine Learning e Inteligência Artificial.

Conversamos com grupos fora da Dafiti para entendermos o que estão fazendo para inspirar as mulheres em suas iniciativas.

Também criamos o nosso manifesto, que representa a nossa visão de mundo sobre ser uma mulher que atua em tecnologia.

Temos nossos canais no slack, cada um com seu objetivo:

#dftgit_4all: Canal aberto para todos que queiram participar dos assuntos relacionados ao grupo. Divulgação de cursos, palestras, webinars…

#dftgit_safeplace: Canal fechado, exclusivo para mulheres onde compartilhamos situações do dia a dia que não estão de acordo com respeito e profissionalismo. Aqui nos apoiamos e ajudamos umas as outras a lidarem melhor com

determinadas atitudes repulsivas.

#dftgit_community: Canal exclusivo para as Gits, onde falamos sobre o direcionamento do grupo, próximos eventos, também divulgamos o que está rolando de legal sobre palestras, cursos, etc.

Nossas reuniões semanais ocorrem toda quarta-feira

Os resultados que esperamos conquistar com esse grupo é termos mulheres mais seguras, se posicionando, liderando e conquistando seu espaço com muito trabalho e dedicação.

Essa é a nossa causa, isso é pelo o que vamos lutar. Juntas somos mais fortes e não aceitamos nada menos que, liberdade e respeito!

--

--