Insight Sprint

Ioná Dourado
Dafiti Group
Published in
3 min readJan 7, 2020

Insight Sprint é um grupo de metodologias de Design Thinking selecionadas pela equipe de UX da Dafiti, com o objetivo de disseminar conhecimento sobre qualquer área e serviço da empresa e obter insights priorizados. Essa dinâmica é inspirada no Design Sprint, porém leva apenas 2 horas para ser concluída.

Preparação

  • Agende uma sala grande e um bom café com quitutes.
  • Convide as seguintes pessoas (sugestão): O gerente da interessada no Insight Sprint; Um analista dessa área; Um desenvolvedor; Um designer UX; Uma pessoa do SAC e uma pessoa do Marketing.
  • Leve muitos post-its.
  • Desenhe a tela de proposição de valor em um quadro ou parede.
  • Desenhe a matriz de priorização em um quadro ou parede.

1- Entender

O gerente para quem aplicamos o Insight Sprint deve fazer uma breve apresentação de sua área. A equipe de UX precisa revisar este documento, para ter certeza de que as palavras são claras e simples, para todos envolvidos.

O gerente apresenta os seguintes assuntos:

  • Qual o principal objetivo da área?
  • Quais são os processos?
  • Quais são as principais métricas de sucesso? (mostrar dados recentes)
  • Quais são as dores do cliente?
  • Quem são os concorrentes relacionados à sua área?

2 - Definir

O Value Proposition Canvas é uma ferramenta que ajuda a mapear perfis e serviços fornecidos aos clientes. A equipe deve preencher todos os campos para entender e visualizar as oportunidades e os problemas da área.

Value Proposition Canvas

Por onde começar? Junto com o time multidisciplinar, preencha cada área do canvas com post-its na seguinte sequência:

Tarefas do cliente: são os trabalhos, ações, tarefas que o seu cliente precisa executar no dia a dia, que estão relacionadas com o seu serviço. Dores: Os obstáculos que impedem seu cliente de realizar determinada tarefa. Ganhos: Resultados e benefícios que os clientes exigem, esperam ou desejam obter.

Produtos e serviços: Os produtos e serviços podem ser divididos nas seguintes categorias, físicos, intangíveis, digitais e financeiros. Aliviam as dores: Conjunto de atividades que resolve alguma categoria de dor. Criadores de ganho: mostram de forma explícita como os seus produtos e serviços entregam aquilo que o cliente pede.

3 - Brainstorm

Agora você pode criar conexões claras entre analgésicos e dores dos clientes. É hora de pensar fora da caixa. Ideias malucas são bem-vindas, você pode pensar também no que a concorrência está fazendo.

Foque mais tempo nos analgésicos, nos pontos que aliviam as dores dos clientes. Escreva todos em post-its e pendure-os na parede.

4 - Matriz de priorização

A Matriz de Priorização é uma metodologia que prioriza “Insights” (obtidos na fase de brainstorm) pelo Valor do Negócio x Complexidade de Desenvolvimento.

Deixe que os participantes expliquem cada idéia, façam sua defesa e que selecionem até 5 principais idéias para levar para essa matriz.

Agora em conjunto para cada idéia perguntem:

  • Quanto vale os negócios ?: Baixo, Médio, Alto
  • Quão complexo é? Baixo, Médio, Alto

Após a discussão e conclusão, você pode inserir os post-its na área correspondente da matriz. Os vencedores (até 3) aparecerão no canto superior esquerdo da matriz.

Os vencedores aparecem nas áreas:

  • Valores altos e baixa complexidade
  • Valores altos e complexidade média

Pronto, a dinâmica atingiu seu objetivo, o PO ou PM da área pode priorizar as tarefas, refinar a estratégia e os requisitos para o desenvolvimento delas.

É interessante também enviar um questionário de feedback para os participantes, sempre tem o que melhorar!

Tente, é divertido!

--

--