Ju Goes: O processo criativo das estampas

Barbara B. Rocha dos Santos
Dafiti Group
Published in
4 min readSep 30, 2020

Duas designers. Um projeto de estampas exclusivas para a nova coleção especial da Tricae em parceria com a digital influencer Juliana Goes. Um prazo de 3 dias para a realização. Quase nenhuma experiência prévia no assunto. E um resultado que revolucionou a maneira de se criar entre times dentro da Dafiti.

Do desejo de expandir para outras áreas o trabalho de ilustração que já era feito dentro da Criação de Tricae, e com a demanda do desenvolvimento de uma coleção especial, que geralmente é desenhada pelo time de Estilo, uma oportunidade inédita de construção coletiva entre áreas foi construída. Na collab Tricae por Ju Goes, desenvolvida desde o início do ano de 2020, o time de designers de web ficaria responsável pela criação de estampas exclusivas, com ilustrações pensadas especificamente para a coleção. Algo nunca antes feito em Tricae e em nenhuma das outras marcas do Dafiti Group.

O processo criativo foi iniciado com a etapa do briefing. Além de uma breve apresentação sobre a Ju Goes e quais eram as suas referências estéticas para a coleção, a equipe de Estilo nos passou algumas diretrizes que as estampas deveriam abarcar. Uma paleta de cores foi estipulada, além de elementos como poás, listras, florais, folhagens e algum animalzinho de nossa preferência.

A partir de então, a fim de desenvolvermos um projeto que gerasse identificação na Ju Goes, começamos a pesquisar o seu universo: suas preferências; o tipo de conteúdo que ela divulga nas redes sociais; as imagens que ela curte em aplicativos como o Pinterest; a maneira que ela expressa o seu lifestyle nas fotos e nos vídeos do seu feed no Instagram. E assim, percebemos que a Ju tem uma personalidade leve e calma, e que em suas falas na internet, ela aborda temas como a meditação, a yoga e o relaxamento além de incentivar a prática de atividades manuais na educação de sua pequena de 3 anos. Sendo assim, seria importante que a coleção conseguisse traduzir, também através das estampas, ideias de leveza, relaxamento, natureza, conforto e tranquilidade.

Desta forma, como a collab é um projeto que permite novas experimentações, a diretora de arte de Tricae naquele momento, Leyla Beraldo, sugeriu que desenvolvêssemos em time um painel de referências de ilustração e estamparia, que devia trazer “a cara” da Ju e ao mesmo tempo revelar a nossa maneira de enxergar a coleção. Definimos, então, como objetivo de design: “não ser certinho”, e assim desenhar uma coleção alinhada com as tendências de estamparia do momento, com estilos que explorassem as ideias de handmade e organicidade e que a natureza representada fosse nossa, com elementos da fauna e da flora brasileira.

Paralelo a isso, iniciamos uma outra pesquisa mais específica: a respeito da construção técnica de estampas, que até então não havíamos explorado dentro do nosso escopo de trabalho em design. Assistimos vídeos e tutoriais de como criar padrões de estamparia para que as nossas ilustrações se tornassem de fato estampas. Foi mais um de nossos desafios durante o processo. Trabalhamos muito em dupla, aprendendo juntas para que pudéssemos concretizar o projeto com qualidade e eficiência, mantendo uma identidade visual, mesmo que concretizada por duas pessoas.

E assim, desenvolvemos um total de 9 estampas corridas que permitem uma infinidade de variações de cor e aplicação. Os poás foram desenvolvidos em duas versões: uma grande, com bolas de traçado e disposição irregular, e uma menor com a disposição mais espaçada. As listras foram desenhadas com um traçado descontínuo em referência ao feito a mão. Os florais são apresentados em duas estampas: uma mais ampla e uma menorzinha, mais delicada, ambas com formas orgânicas e ilustrações descomplicadas. A folhagem foi desenvolvida exclusivamente para os meninos e conta com um traçado livre e folhas que remetem ao desenho manual. E os dois bichinhos escolhidos para a coleção, o bicho preguiça e a tartaruga, tiveram como referência formas construídas a partir de recortes de papel.

Mockups com aplicações das estampas

Tanto o time de estilo e de criação, quanto a própria Ju Goes e sua assessoria receberam muito bem o resultado apresentado. Além de ser muito gratificante ter a oportunidade de participar de um projeto especial, é ainda mais realizador perceber o caráter revolucionário que ele teve no nosso ambiente de trabalho.

Em decorrência da nossa colaboração com o time de Estilo, surgiram novas oportunidades de parceria e desenvolvimento para o todo o time de designers da nossa área. Também foi notável o aumento no interesse e no reconhecimento da qualidade do nosso trabalho por outras áreas da empresa. Percebemos que outros times, que antes nem nos conheciam, se mostraram interessados em trabalhar conosco e inclusive em conhecer mais do nosso processo criativo a fim de aplicar o nosso conhecimento no dia-a-dia de trabalho de suas áreas.

Bárbara Santos e Nathalia Mello são designers web do time de criação do Dafiti Group.

(1) Entre as principais referências do projeto, podemos citar a japonesa Marimekko, marca internacional conhecida por ditar tendências em estamparia; bem como sueca Mini Rodini e a espanhola Bobo Choses, marcas infantis que apostam em peças estampadas e costumam inovar nesse quesito.

--

--