#nuncaparamosdeaprender: como melhorei minha comunicação incentivado pelo feedback da minha gestora

Silas Pinto
Dafiti Group
Published in
3 min readAug 25, 2021

Olá! Eu sou Silas da Silva Pinto, operador logístico no Dafiti Group há 10 meses e 01 dia e hoje falarei um pouco sobre minha trajetória com a comunicação e como fui incentivado a melhorar essa habilidade.

Já apresentei alguns trabalhos na faculdade e naquela época não era das situações mais confortáveis que vivi. Porém, o falar em público e a comunicação sempre esteve e sempre estará presente em algum momento da vida de todo mundo, assim percebi a importância de me dedicar a esse tema e superar minhas dificuldades, para que eu conseguisse investir nas minhas soft skills, além das habilidades técnicas e crescesse tanto pessoal quanto profissionalmente.

A comunicação lidera, hoje, o ranking das habilidades mais desejadas pelas empresas, segundo uma pesquisa global do LinkedIn. Isso faz com que pessoas mais tímidas se vejam frente à um grande obstáculo, assim como eu me via.

Eu não acredito que os mais extrovertidos estejam em total vantagem neste tema porque, apesar de desinibidos, uma boa comunicação profissional está mais ligada às técnicas aprendidas, desenvolvidas e praticadas do que a personalidade em si.

Se você pesquisar um pouco mais sobre esse assunto, vai descobrir que até os grandes oradores ficam nervosos antes de falar, e acredite, muitos deles são pessoas tímidas.

Como hoje faço parte do time de Operações no Dafiti Group, percebi o quanto a comunicação aqui é fundamental. Fui contratado antes da Black Friday de 2020, depois de alguns anos longe do ambiente empresarial. Entrei bem tranquilo, pois já tenho uma boa experiencia em operações logísticas. Logo no início, percebi que o Dafiti Group é um lugar com uma diversidade de pessoas enorme, mas a minha maior surpresa foi ver que com mais de 20 anos morando em Extrema, uma cidade tão pequena, eu não conhecia ninguém no meu turno, como estava acostumado.

Sem saber, ali iniciava a minha jornada da comunicação (e também da busca do crescimento no Dafiti Group).

Após o período de experiência, comecei a participar dos processos internos. No último eu consegui chegar até a entrevista final. Aí que a Conquer, a escola de negócios da nova economia, entra na história:

Logo após o feedback, saí ciente de que a comunicação é uma das minhas soft skills a ser trabalhada, e por coincidência ou destino misturado a sorte, fiquei sabendo por intermédio da minha noiva que o curso de Comunicação e Oratória acabara de ser anunciado gratuitamente! Uma iniciativa muito bacana da escola, e que está me ajudando muito, pois é um curso cheio de conteúdo bacana, possui referências teóricas bem atuais e tudo é passado de forma divertida e com muita #mãonamassa, porque, como falei lá em cima, o segredo de uma boa comunicação está na prática, então, não adianta só assistir a aula.

Aqui no Dafiti Group, temos um ambiente muito propício para nos desenvolvermos profissional e pessoalmente, feedbacks que agregam, oportunidades de praticar os conhecimentos adquiridos — o convite para escrever esse post é um excelente exemplo disso.

Sei que a minha “jornada do herói” está apenas começando. O Dafiti Group cresce, eu cresço junto.

--

--