O presente de dia das mães em tempos de quarentena: tempo!

Mariana de Jesus Gomes
Dafiti Group
Published in
3 min readMay 12, 2020

O ano de 2020 iniciou com uma grande surpresa: um vírus altamente contagioso surgiu na China no final de 2019. Ninguém imaginava que em tão pouco tempo a doença causada por esse vírus impactaria o mundo todo, fazendo com que as pessoas precisassem reinventar a maneira como trabalham, conseguem recursos, se relacionam, comemoram datas especiais… Reinventar até mesmo como vivem.

O Dafiti Group, onde trabalho, se readequou e agiu rapidamente para garantir a segurança e bem estar dos seus colaboradores, o que está sendo muito acolhedor para todos nós. Com isso, e com uma data muito especial se aproximando - o dia das mães-, o Grupo também pensou em uma homenagem para que as mães recebessem mais do que um presente nesse dia especial, que recebessem amor nesse momento tão difícil. Então, com muito carinho, criamos a campanha de dia das mães #maesdft2020, um convite para redescobrirmos a maternidade e ressignificarmos o dia das mães. Eu, representando muitos filhos e filhas, fui convidada para participar dessa homenagem, e é com muito orgulho de pertencer a essa companhia que escrevo esse texto, me inspirando naquela pessoa que sempre me guiou, me ensinou e continua a ensinar, que sempre me deu forças e coragem para passar por pequenas ou grandes mudanças, assim como essa que estamos vivendo agora.

Para a maioria das pessoas, grandes mudanças causam desconforto, ansiedade, medo, e eu não sou diferente da maioria. Porém, em meio a esse grande caos, encontrei uma maneira mais simples de levar a vida, de observar melhor os detalhes e de aproveitar ainda mais os pequenos momentos com as pessoas que amo. Dentre essas pessoas está a minha mãe.

Talvez você não tenha a mesma oportunidade que eu estou tendo de ter um tempo extra com a sua mãe. Talvez ela esteja longe ou talvez seja do grupo de risco dessa nova doença, e por amor, pode ser que você não esteja tão presente fisicamente na vida dela. E talvez você já não tenha mais sua mãe presente, mas sempre tem alguém especial que pode receber nosso carinho, não é mesmo!?

Como ainda vivo com os meus pais tive o privilégio de conviver intensamente com a minha mãe durante a quarentena, e esse tempo que tenho com ela está sendo uma das melhores oportunidades que a vida me deu. Temos tempo para preparar refeições juntas, compartilhar receitas da família e temperinhos especiais que só ela sabe utilizar, que por sinal deixam a comida com gostinho de quero mais. Temos tempo para rever fotos antigas juntas, compartilhar histórias de antes e depois do meu nascimento, além de relembrar como nossos anos foram bons até aqui.

Toda essa situação me faz lembrar do trecho de uma música do Lenine “E o mundo vai girando cada vez mais veloz, a gente espera do mundo e o mundo espera de nós, um pouco mais de paciência.” O mundo está nos dando a chance de parar e observar o quanto essas mulheres fortes, dedicadas, cheias de garra e força dedicaram o tempo delas a nós, sem elas não estaríamos aqui.

Tempo esse que passa tão depressa e muitas vezes no nosso dia a dia não percebemos o quanto o desperdiçamos, o quanto vivemos correndo e esquecemos de dar valor ao que realmente importa, o amor que sentimos.

Nesse dia das mães - e em todos ou outros -, mostre para sua mãe o quão especial ela é para você, ligue, grave um vídeo, não perca tempo, faça desse momento o mais especial que você puder. Faça sua mãe sorrir, porque diversas vezes ela enxugou as suas lágrimas, faça com que sua mãe saiba o quanto você a ama. Tenha coragem, se expresse, se reinvente, reinvente esse dia.

Gostaria de dedicar esse texto especialmente para a minha mãe, Fatima, minha heroína que me ensinou a ser forte e não abaixar a cabeça diante das adversidades da vida. Dedico também a todas outras mães lindas e poderosas e aos filhos e filhas que porventura possam estar lendo esse texto.

Amem e se dediquem porque o tempo é o nosso bem mais precioso.

Feliz Dia das Mães - todos os dias ❤

--

--