Revolucionando o ecossistema da moda e construindo os melhores times por meio de uma cultura data-driven.

Felipe Leocadio
Dafiti Group
Published in
3 min readApr 8, 2021

Que o Dafiti Group é uma empresa referência na área de analytics, todos nós já sabemos — e nossos cases na Amazon(AWS) e Sisense podem confirmar. Mas como o Dafiti Group chegou nessa maturidade de ser uma empresa data-driven? Responderemos essa pergunta contando um pouco sobre o tema hoje aqui, já adianto que o começo e a base de tudo foi a mudança de mindset e skills de nossos funcionários.

Como disse Peter Sondegaard, vice-presidente sênior da Gartner e chefe de pesquisa:

“Informação é o petróleo do século 21”.

Por isso, iniciamos 2021 com essa missão: disseminar conhecimento na área de dados dentro da empresa. Porém, como fazer isso em meio a pandemia e ao distanciamento social? Confesso que não foi fácil, mas ao longo do último mês lançamos um treinamento completo na área de data, cobrindo tópicos como Big Data, Data Viz e Data Science. No Dafiti Group, um dos nossos princípios é o de que nunca paramos de aprender e esse treinamento ilustrou muito bem essa questão interna da empresa, já que formamos cerca de 20 novos funcionários em todo grupo, incluindo latam, que agora estão capacitados a tomar decisões baseadas em dados.

Mas qual a motivação para formar funcionários capacitados a lidar com grande volume de dados? E a resposta é simples: segurança nas tomadas de decisões. Ao mudar o mindset de nossos funcionários, nos tornamos cada vez mais uma empresa orientada a dados, e em um mundo onde o perfil de todos os clientes mudaram de um ano para cá, tomar decisões orientadas por dados traz uma segurança muito maior e uma orientação de onde focar para cada vez mais continuar revolucionando o ecossistema da moda.

Ao longo dos últimos meses criamos laboratórios de estudo com um material capaz de cobrir desde o conceito e aplicabilidade de Big Data até ensinamentos básicos de Data Science. E o resultado desse treinamento é totalmente mensurável: temos hoje uma equipe capaz de utilizar técnicas e ferramentas de dados para gerar informações para as nossas áreas de negócio e tomar decisões baseadas neles.

E não paramos por aí, a ideia até o final do ano é formar mais de 80 funcionários, não apenas de áreas de geração de dados e reports, mas também de áreas de negócio como FP&A, Operations, etc. Além de cursos mais avançados nos temas de Big Data, Data Viz & Data Science a ideia é ir além, não só pretendemos revolucionar diariamente o ecossistema da moda, como vamos revolucionar o ecossistema de dados e analytics. O plano é ambicioso: levar o treinamento até o final de 2021 para o mercado, formar as classes que não possuem acesso a esse conhecimento e dar-lhes a chances de vivenciar um pouco da nossa experiência como a maior fashiontech da américa latina.

O resultado esperado? Ter ainda mais profissionais incríveis de data junto com a gente, nos ajudando nessa revolução.

--

--