Tecnologia e maternidade: antagônicas ou complementares?

Karla Sampaio Longo Pereira
Dafiti Group
Published in
3 min readMay 5, 2021
Aniversário de 1 aninho da Catarina

Olá, sou a Karla Pereira e atuo na área de Engenharia no Dafiti Group há 5 meses. Fui convidada para contar um pouco da minha experiência com a maternidade e o mercado de trabalho de tecnologia na campanha de dia das mães do Dafiti Group #mãesqueinspiram.

Desde sempre soube que queria trabalhar com tecnologia, mas nunca imaginei a quantidade de desafios que viriam com essa escolha. Quando junta a maternidade com o mercado de trabalho de TI, pensa em um enorme desafio.

Na época em que engravidei da minha Catarina estava atuando em uma consultoria, alocada no cliente. Já estava trabalhando com eles há um bom tempo, conhecia todo mundo e o trabalho era bem bacana. Quando contei a notícia, fui super acolhida e parabenizada pelos colegas do dia a dia, mas meu gestor acabou pedindo à consultoria que me tirasse do projeto pois não conseguiria lidar com a minha “situação”.

Foi como uma bomba para mim, fiquei muito chateada e naquele momento pensei em quantas outras gestantes passavam por isso e até coisas piores, mas não desanimei, voltei para a consultoria e fiz meu melhor, trabalhei com enjoo, sono, desejos aos montes, peguei ônibus, metrô e trem lotado com aquele barrigão até o final da gestação. Desejei bom final de semana para os amigos na sexta e a Catarina nasceu na segunda.

Nascimento da minha pequena

Sinto-me orgulhosa do trabalho que fiz durante todo esse período e sou muito grata a empresa que trabalhei na época por não ter me colocado de canto e apenas esperado minha filha nascer. A maternidade para mim foi muito especial, pois como resultado recebi minha filha em meus braços e com isso uma força, determinação e foco que desconhecia até então. Fora um amor que é indescritível.

Bem pituquinha ainda nessa foto

Eu me espelho muito na minha mãe quando estou com a minha filha, pois o amor e cuidado que ela dedicou a minha irmã e a mim sempre foi tão sincero e intenso. Me inspira demais!

Minha mãe e a Catarina

Minha Catarina é meu amorzinho, minha vida, o abraço dela me da tanta força e paz, é uma delícia. Ela é super decidida, tem uma opinião bem forte, e quando não concorda com algo, saí da frente rsrs….assim como eu.

Eu, meu marido e meus filhos lindos, Catarina, Léia e Chewie

Respondendo a pergunta do título, maternidade e tecnologia são complementares! Incentivo sempre às meninas a se interessarem pelo universo tech e digo que é possível trabalhar na área e conciliar com a maternidade. Hoje em dia tenho orgulho de poder dizer que sou mãe e da área de tecnologia do Dafiti Group.

Tenho muita alegria de falar sobre ela e sobre minhas experiências como mãe. Desejo a todos um feliz dia das mães, cheio de abraços gostosos, beijos de amor, lembranças que enchem o coração ou até mesmo lambidas dos nossos filhos de 4 patas.

Feliz dia das mães!

--

--