Tricae Eco & Fun: uma identidade visual vibrante para falar de moda consciente

Suelen Nunes
Dafiti Group
Published in
6 min readFeb 24, 2022

Dava para ver o brilho nos olhos de Luana Pina quando ela nos procurou na Criação para desenvolver a identidade visual da primeira linha de produtos sustentáveis de Tricae. Ela, que é do time de Estilo, estava empolgada e cheia de ideias, e comunicava isso do jeitinho apaixonado que é sua marca pessoal.

Não é para menos. Um lançamento desse porte envolve enorme esforço coletivo e conhecimento técnico de áreas diferentes: pude constatar enquanto coletava o briefing para entender melhor o que precisávamos comunicar visualmente. Em meio a conversas sobre algodão orgânico, certificações ambientais internacionais, cadeias de produção e mais um monte de assuntos, fui introduzida às iniciativas e metas do Dafiti Group voltadas para Sustentabilidade. Eu estava recém-chegada na empresa como designer gráfica, e o processo de “dar rosto” a essa linha de produtos foi desafiador e repleto de aprendizados.

Naquela época Tricae Eco & Fun não era “Tricae Eco & Fun” ainda, porque não havia decisão sobre o nome. A etapa de naming aconteceu de forma colaborativa, começando em reuniões de brainstorm onde todos os envolvidos diretos podiam ficar à vontade para dar suas sugestões.

O melhor do brainstorm, para mim, é essa liberdade de poder sugerir coisas sem ser julgado, balbuciar sílabas sozinho, catar com pressa qualquer rasgo de papel solto por cima da mesa para não deixar de anotar aquela ideia totalmente nada a ver, mas que pode pavimentar o caminho para uma ideia genial.

Folha de papel bege com várias palavras escritas a lápis. As palavras, junto com alguns rabiscos perdidos, tomam praticamente toda a folha.
Um punhado de ideias totalmente nada a ver que eu anotei enquanto participava da etapa de brainstorm

Com uma lista recheada de possibilidades de nomes, o próximo passo era eliminar as opções que menos se adequavam. Nessa triagem levávamos tudo em conta: sonoridade, número de caracteres na palavra ou expressão, possíveis duplos sentidos, possíveis entraves jurídicos, potencial para transmitir o conceito da linha em pouquíssimas palavras, e vários outros pontos, positivos ou negativos.

O vitorioso Tricae Eco & Fun (sugestão da Luana, mencionada no começo do texto, e meu favorito na reta final) tinha tudo a ver com o novo posicionamento de Tricae, era curto, transmitia de forma objetiva o conceito que queríamos comunicar e casava perfeito com o “rostinho” que aos poucos ia se formando na minha cabeça.

Já na coleta do briefing percebi que estávamos, os times envolvidos e eu, em sintonia sobre o que esperávamos como resultado visual para o projeto. Uma paleta de cores vibrante, meio fluorescente, que fugisse à recorrente cartela-de-verdes-e-tons-terrosos era um desejo deles com o qual eu total concordava, e que reforçava visualmente a mensagem de “diversão” referenciada na palavra “Fun”.

Comunicar um tema tão importante (e complexo) quanto Sustentabilidade é um desafio por si só, mas acredito que conseguimos fazer de uma forma bastante conectada com o jeito Tricae: quando falamos em comunicação de Tricae, tudo — texto, tom, imagem — precisa ser pensado levando em consideração o universo dos pequenos.

A ideia de desenvolver um lettering para o logo em vez de trabalhar com uma fonte pronta me acompanhava desde as reuniões de naming. Desde então eu sabia que testaria esse caminho, e no board de inspiração que montei muitas referências já indicavam que o caminho bifurcaria: esse lettering poderia seguir por uma mancha gráfica com formas orgânicas, numa pegada caligráfica meio “minhoca”, ou vibes massinha de modelar, vibes slime, ou poderia seguir também uma mancha gráfica mais para a coisa do recorte, da colagem, da reciclagem, da brincadeira de montar e remontar.

Montagem com várias imagens quadradas e retangulares diagramadas. As imagens contém logotipos e outros grafismos com formas orgânicas e coloridas.
Moodboad com referências da estética “formas orgânicas”
Montagem com quatro imagens quadradas e retangulares diagramadas. As imagens contém caracteres e elementos gráficos com formas meio pontudas, como se tivessem sido recortadas em papel.
Moodboard com referências da estética “recortes”

Depois de muito testa-muda-testa-de-novo, depois de quinhentas pranchetas do Illustrator lotadas de pedaços de vetor, a estética com formas orgânicas foi sobressaindo, e fui chegando naquela etapa do processo criativo em que a ideia final na verdade já se impôs, a gente que lute para refiná-la.

Ao fundo, uma foto em close de uma garotinha de perfil, segurando a ponta de um chapéu estilo bucket branco que estã na sua cabeça. A foto tem filtro de cores marrom e por cima dela estão o logo de Tricae Eco & Fun em suas versões horizontal e vertical e também o símbolo.
Logo e símbolo de Tricae Eco & Fun

Além do logo, havia a necessidade de desenvolver um símbolo, considerando principalmente as superfícies onde a identidade visual da linha precisaria aparecer num espaço físico bem limitado, como por exemplo palmilhas de calçados e etiquetas pequenas. O resultado final desse símbolo brinca com o universo imagético de elementos da natureza: inspirado na florzinha de algodão, parece uma flor mas lembra também uma nuvem, ou uma pequena árvore.

À esquerda da imagem há quatro quadrados coloridos contendo o símbolo de Tricae Eco & Fun. Um com o fundo marrom e o símbolo em verde, outro com fundo verde e o símbolo em rosa, outro com fundo rosa e símbolo em verde e outro com fundo branco e símbolo em rosa. À direita há um mockup mostrando a aplicação do símbolo em uma etiqueta de roupas.
Símbolo que complementa a identidade de Tricae Eco & Fun

Sempre que eu finalizo uma identidade visual e é chegada a hora de apresentar para as pessoas envolvidas, fico pensando no momento específico em que o logo é visto pela primeira vez. Um projeto de identidade visual é mais do que o logo em si, mas existe em torno dele uma expectativa bem mais alta do que em relação ao restante da identidade.

Não acho que a primeira impressão seja necessariamente a que fica, mas nesse caso posso dizer que ela tem um potencial enorme para encantar. Foi com isso em mente que busquei melhores fotos e dos melhores mockups para montar uma apresentação que tivesse mais o flow de uma narrativa visual e menos o que eu e minha designer líder chamamos de “cara de slide”. As imagens e elementos que extrapolam os limites da própria página, “vazando” para a página seguinte, me ajudaram a construir a sensação de continuum que eu buscava.

Arte da apresentação da identidade visual de Tricae Eco & Fun
Apresentação da identidade de Tricae Eco & Fun

Bom, acho que funcionou. O retorno que tive dessa apresentação foi o melhor possível. Não houve nenhum pedido de refação (música para os ouvidos de um designer, haha) e pouco tempo depois já teríamos as primeiras tags impressas em papel reciclado e as primeiras roupinhas e calçados estampados com “Tricae Eco & Fun”! Essa foi a primeira etapa do desdobramento da identidade, mais voltada para impressos, acompanhando a fabricação dos produtos.

A segunda etapa, mais recente, veio em razão do lançamento oficial da linha tanto onsite (desktop, app, msite) quanto nos canais (newsletter, Instagram) de Tricae, e contou com fotos produzidas em estúdio.

Na newsletter foi onde mais tive oportunidade de fazer algo semelhante ao que foi feito na apresentação da identidade: uma narrativa visual que apresentasse Tricae Eco & Fun com um pouco mais de detalhe:

Arte da newsletter especial anunciando o lançamento de Tricae Eco & Fun
Newsletter especial Tricae Eco & Fun

O desenvolvimento da identidade visual de Tricae Eco & Fun envolveu enorme aprendizado. Recém-chegada na empresa, pude ter contato com outras áreas e times, e pude sentir na prática a potência de um trabalho feito em conjunto, com paixão, comprometimento e vontade de fazer mais e melhor. Não posso finalizar esse texto de outra forma a não ser agradecendo a todos os envolvidos e desejando que essa linha de produtos seja apenas o começo de um duradouro compromisso com os pequenos e com o planeta.

A imagem tem fundo rosa e à esquerda há o logo de Tricae Eco & Fun em sua versão horizontal e à direita há a foto de uma menininha negra segurando uma flor branca na frente de um dos olhos.

--

--