Você já parou para analisar o verso das roupas que veste?

Bianca Fernandes
Dafiti Group
Published in
2 min readOct 13, 2021

Hoje muito se discute sobre os rótulos e procedências daquilo que comemos corriqueiramente. E do que vestimos? Pouco paramos para fazer essa mesma análise no verso das blusas, sapatos e casacos que nos acompanham cotidianamente.

Talvez seja a correria do dia a dia; ou, até então, faltavam informações? transparência? caminhos para que esse entendimento do bastidor chegasse a mais pessoas? Agora, talvez não mais. O Movimento ModaComVerso, promovido pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), entidade que busca monitorar boas práticas da indústria da moda, justamente apresenta esse outro lado da moeda, até então, pouco conhecido.

É deste movimento que o Dafiti Group, além de muitas outras varejistas do país, passou a fazer parte neste último mês e no qual estive imersa há algumas semanas para apoiar o lançamento e comunicações para o mercado.

Sabemos que uma das missões da companhia é o de gerar um impacto cada vez mais positivo em todo nosso ecossistema de atuação. E, isso se engrandece ainda mais quando nos aliamos à uma associação que pretende trazer à tona diálogos e discussões acerca da cadeia de fornecimento, nos provocando a sermos ainda mais produtivos, cuidadosos e atuantes em nosso setor.

Assumir essa responsabilidade não é tarefa fácil. Tampouco, propor um olhar mais intencional para o que se veste, indagando e respondendo quem produziu, como e de que forma aquela peça chegou àquela vitrine ou aquele catálogo virtual?

Foram meses de pré-produção, de muitos debates, de entrevistas com quem produz a moda de nosso país, com quem permeia esse bastidor de uma das indústrias mais poluentes e críticas no mundo. Sabíamos que a comunicação precisava tangibilizar tudo isso e ainda o papel de transformação fundamental de cada um de nós — sobretudo que trabalhamos nesse meio.

Na prática, as mensagens se tornaram comunicações eficazes em diversos canais. Fomos de entrevistas exclusivas para a grande imprensa, à uma série de posts em social media; movimentamos influenciadores engajados com o tema, promovemos conteúdos em redes proprietárias, envelopamos os sites das empresas envolvidas e trouxemos à tona uma causa que merece os holofotes. E que não para por aí!

Afinal, estamos falando de pessoas que estão no bastidor, para que ainda mais conhecimento chegue à quem mais importa: nossos clientes finais. É uma jornada que apenas teve seu início. E você, já olhou o verso do que está vestindo hoje?

--

--