Lembrança 30 | Uma Coisa Chamada Saudade

Livea Chefer
Diário Atrasado de Intercâmbio
2 min readSep 28, 2018

Essa é a minha última entrada do Diário Atrasado de Intercâmbio.

E, sinceramente, não sinto como uma despedida.

O Canadá sempre vai estar comigo. Independentemente se eu falar sobre ele ou não.

Outro dia, estava contando para uma pessoa que 2013 — o ano do meu intercâmbio — foi o melhor e pior ano da vida.

Ao mesmo tempo, eu sentia que estava no lugar certo … vivendo o que tinha que viver … e era tão dolorido.

E, às vezes, era vazio. Não fazia diferença existir. Estar ali.

Diante disso … como você pode considerar que algo foi bom, não é?

Em uma palavrinha que nossa língua maravilhosa nos deu: S-A-U-D-A-D-E.

A saudade dói. Mas também traz sorriso misturado ao salgado das lágrimas.

Traz risada seguida do soluço do choro.

Aperta e expande o coração.

É a certeza de ter valido a pena … e a incerteza de quando vai viver algo assim de novo.

É acalento … é frio na espinha.

É estar vivo … com as dores e alegrias que isso o que chamamos de vida nos proporciona.

É estar em casa mesmo quando não se está.

É fazer casa no estrangeiro. É se sentir um estrangeiro em casa.

É viver com S-A-U-D-A-D-E.

Eu nasci brasileira, sempre serei brasileira … mas algo de canadense vai ficar marcado em mim. Para sempre.

Obrigada, obrigada, obrigada!

A saudade não me deixa esquecer …

Viva! | 2013 | Montanhas Rochosas, Alberta — Canadá

--

--

Livea Chefer
Diário Atrasado de Intercâmbio

Copywriter | Misturo ideias e palavras para criar uma comunicação de vendas magnética para negócios.