Alma de Passarinho

Su Verri
Diário de Bordo de uma Mãe Autodirigida
2 min readApr 26, 2021

Estudos autodirigidos compartilhados

Continuação dos estudos- carta 8/12

A alma tem anseio por voar!!

Podemos viver uma vida protegida em nossos valores, nossa moral, nossos costumes e cultura sem saber que existem novos voos a serem voados.

De que adianta um ninho quentinho, aconchegante se você nunca experimentou o frio na barriga de voar e também a capacidade de suas asas?

Na caminhada autodirigida se desprender de princípios, valores e crenças nos quais a maioria das pessoas se baseia é como dar um salto num abismo, sem enxergar o outro lado da margem. Você não sabe onde vai dar… Mas de repente, você percebe que tem asas fortes que te permitem percorrer lugares e conhecer pessoas e explorar ideias, valores e conceitos que te fazem ir muito além do que o mundinho confortável ao qual estamos acostumadas.

Mas e quando você está no papel de mãe e precisa empurrar os seus filhos do ninho? Por quanto tempo você acha que será possível prendê-los? Mesmo sendo um ato de amor e proteção, você está prendendo ou permitindo seus passarinhos treinarem seus voos para depois darem o grande voo da vida?

Eu costumo dizer para as mães que quando tentamos prender nossos passarinhos no ninho, por maior que sejam os nossos esforços, um dia eles aprendem a voar… Esses que foram podados, aprisionados e tentaram ser controlados, manipulados, ensinados ou dirigidos(mesmo com uma intenção de amor) correm o risco de voar e não sentir mais vontade de voltar para este ninho que mais prendeu do que ensinou a voar.

Por outro lado, os pássaros criados livres, sabem reconhecer o valor do amor e dedicação de seus pais. Esses, voltam para seus ninhos, são gratos e multiplicam suas ninhadas.

A liberdade pode parecer algo assustador porque com ela vem responsabilidade e principalmente a realidade.

Enquanto praticarmos uma educação compulsória, que prende, desconfia, tenta dominar, controlar, manipular, sempre teremos o medo de que os passarinhos façam os seus voos.

Porém se nos prepararmos para o grande voo da vida e prepararmos nossas crianças para a liberdade e autonomia não mais precisaremos lidar com controle, desconfiança e dominação pois estaremos abertos para enxergar a grande beleza que há na vida que é justamente a diversidade, a singularidade e a arte que há no voo livre, espontâneo e autodirigido.

Pessoas que tiveram sua capacidade de sonhar, de amar e de voar tolhidas, também vão desejar que as outras pessoas sejam incapazes de amar, de voar e de sonhar.

Adultos frustrados e infelizes só podem apresentar o mundo para as crianças sob as perspectivas que conseguem enxergar. E você? Que mundo está apresentando para as crianças? É possível apresentar um mundo belo diante de tantos desafios?

--

--

Su Verri
Diário de Bordo de uma Mãe Autodirigida

Mentoria em Educação Autodirigida; Facilitadora Ágil (ALF); Comunidade de Aprendizagem Autodirigida; Desescolarização/Unschooling;Fundadora do ALC Nature