Confiança

Su Verri
Diário de Bordo de uma Mãe Autodirigida
2 min readApr 21, 2021

Estudos autodirigidos compartilhados

Por nove dias me comprometi a tirar uma carta por dia durante o Intensivão para Mães autodirigidas que é uma Imersão que antecipa a Jornada para Mães Autodirigidas, um percurso de três meses online para aquelas que buscam ampliar o repertório e ressignificar suas vidas e de suas famílias na perspectiva da autodireção.

Neste intensivão além de tirar as cartas do Oráculo da Mulher Selvagem, também estou realizando lives diárias no perfil do Instagram e uma série de lives no canal do YouTube ALC Nature. As cartas tem servido de inspiração para o assunto da live do dia e também para a pauta do Diário de Bordo da Mãe Autodirigida a ser partilhado aqui através do Medium.

Chegamos na carta da Confiança e é uma etapa importante em nosso percurso.

A confiança nos ALC’s (centros de aprendizagem ágil) é tema central e considerada como o solo indispensável para se cocriar uma comunidade de aprendizagem.

Na nossa perspectiva autodirigida falamos de confiança plena, num sentido abrangente: confiança em si e em suas próprias capacidades(auto confiança); confiança no outro; confiança na relação; confiança no coletivo; no seu grupo de trabalho; confiança na própria Humanidade.

Se estamos questionando o sistema hegemônico vigente e sabemos que ele opera sob o paradigma da escassez, da falta, que nos leva a uma postura de competição, de desconfiança das pessoas, de sentimento de autopreservação, falar sobre confiança é falar sobre uma cura profunda de nossas relações.

Confia no processo!! E descansa em suas próprias pernas!! Confia que o que é seu está guardado, que tudo que você precisa lhe chega na hora e medida exatas, opera no fluxo que recebe em serendipidade, em sincronicidade.

É disso que se trata cocriação de comunidade. Confiar que este espaço é segura, confiar que está tudo bem e que não estamos competindo entre nós.

Mas essa sensação precisa ser real, só pode ser recíproca, profunda e sincera se vier do coração.

Entrega o teu coração e confia no que ele está te dizendo… Segue a sua jornada… Tudo está bem… Não importa o momento, se está no começo, se está no meio, se ainda falta muito para chegar aonde pretende, apenas siga e confie no que diz o teu coração, no que as sincronicidades estão lhe dizendo.

Enquanto eu escrevia este texto e refletia sobre a Confiança me lembrei de um outro texto meu que escrevi em 2019: Confiança, Autorresponsabilidade e Comunicação Transparente.

Referência:

PERRONI, Jennifer da Motta. Oráculo da Mulher Selvagem, uma jornada ao encontro do feminino sagrado. Ed. Bambual, 2019.

--

--

Su Verri
Diário de Bordo de uma Mãe Autodirigida

Mentoria em Educação Autodirigida; Facilitadora Ágil (ALF); Comunidade de Aprendizagem Autodirigida; Desescolarização/Unschooling;Fundadora do ALC Nature