A primeira orientação de mestrado e o que estou pesquisando mesmo?

Continuação do pré-projeto ou começo do projeto?

alê
Diário de bordo do mestrado

--

Depois de passada toda a etapa de preparação, desenvolvimento do pré-projeto e avaliação, assim como a tortura do tempo de espera e a incerteza de como seria o próximo ano, o resultado do mestrado finalmente saiu e eu tinha sido aprovado.

Quando você é aprovado no vestibular para entrar em alguma faculdade, este período entre o resultado e o início das aulas geralmente é uma das fases mais calmas e sem nada para fazer na história da sua vida escolar. É o ponto de virada em termos de aquisição de conhecimento. É o começo da estrutura profissional, os primeiros fundamentos especializados na área que você pretende seguir, as bases que diferenciam o seu futuro feitio com o de qualquer outro e toda a informação que usará nos próximos tantos anos.

Quando você é aprovado no mestrado, nenhuma sensação dessa volta. A sensação de aprovação é única, mas já no momento seguinte vem a indagação, sem período sabático:

- tá, o que eu faço agora?

Lembro que quando vi que tinha sido aprovado, estava fazendo algumas filmagens para o meu trabalho na praia de Mariscal/SC. Eu parei, reprogramei todo o meu cérebro e os projetos para o ano seguinte no modo AGORA VAI e apaguei toda a partição DEU RUIM. Depois disso, recebi uns abraços dos meus colegas que estavam trabalhando comigo, fiz alguns telefonemas e corri pro mar tomar um banho de água salgada e gelada. Assim que pus os pés na areia a caminho da casa eu já estava com a dúvida.

Meu orientador estava de férias e eu tive que esperar um mês para marcar a primeira orientação. Calhou que este período foi muito ativo em meu trabalho e me desviou da preocupação do (pré-)projeto.

A primeira orientação

Aqui eu vou te contar como eu imaginava que seria e como foi. Para a primeira orientação eu levei o meu pré-projeto, a relação da bibliografia que eu tinha lido, minhas anotações e análises ligando o que eu tinha escrito e os possíveis caminhos que não havia previsto, a relação de disciplinas que eu poderia me matricular no semestre. Iria pedir conselhos de bibliografia, bases de dados, palavras-chave, autores, tudo isso. Ia sair da sala direto para o computador para desbravar como nunca a minha área de pesquisa.

Nada disso. A primeira orientação geralmente acontece para você alinhar novamente os objetivos com o orientador e traçar todo o ano e como será a sua pesquisa, quais disciplinas irá cursar, quantos artigos pretende publicar, se você pretende continuar na área de pesquisa com um doutorado: tudo isso. Bem diferente do tudo isso que eu imaginei antes.

Meu projeto para o ano está aí, feito numa reunião em um café depois do almoço por mim e o orientador.

Neste papel ao lado (que é a relação das disciplinas do curso), tracei meu ano inteiro e como eu devo trabalhar. De fato pensei que a primeira orientação fosse algo para dar base ao pré-projeto para que pudesse pesquisar, mas essa visão do que vou fazer no ano inteiro me acalma e por isso recomendo que faça quando você ingressar em um curso desse. Ali, eu já tenho a relação das disciplinas que vou cursar no ano, os artigos que pretendo publicar e em qual época preciso terminar, quando vou fazer o TOEFL para o doutorado, qualificação do mestrado, defesa, e assim por diante.

Lembrando: esse é um diário de bordo e estou contando o que aconteceu comigo e os prós e contras disso. Não sei como acontece uma primeira orientação na maioria dos casos mas desse jeito eu achei bem interessante.

A outra coisa é que não conversamos uma linha sobre referências e bibliografia que desse base para o meu tema, não sei se foi proposital por parte do meu orientador, só sei que eu tive que me virar sozinho para começar a entender a minha área e traçar alguns caminhos no quais eu poderia seguir. Para você que pretende seguir na pesquisa ou desbravar esse caminho, recomendo que leia este Guia de preparação de artigos para entender melhor a rigorosidade e os procedimentos que dão certo em uma pesquisa e também como confeccionar um artigo de estrutura excelente. Aliás, no mestrado você vai ler muito mais sobre metodologias de pesquisa do que sobre o seu tema.

(Pré-)Projeto

Aqui, uma fala bem rápida. Como eu já tinha conversado um ano antes com meu orientador e junto com ele tinha definido qual tema pesquisaria, a linha do meu pré-projeto continuou quase que intacta para o início do curso e finalmente para o projeto. Mas é bem normal que este tema vá mudando, como aconteceu com diversos colegas meus. Tem outros colegas que mudaram o tema da água para o vinho, quando sugerido pelo orientador. Ou seja, se pretende pesquisar algo que você realmente se importa e se interessa, é melhor ter estas definições de área e tema já em concomitância com o seu futuro orientador, senão correrá o risco de não estudar aquilo que é de seu grande interesse.

Enfim, por hoje é isso. No próximo texto contarei um pouco sobre as disciplinas e a primeira semana de aula (que eu ia contar neste texto mas acho que a primeira orientação foi de suma importância).

--

--