Nu de coleira, veias abertas e novos rumos

Gabriel Brito
BLOG DO LA
Published in
4 min readMar 1, 2019

A criatividade vai longe quando se cria um blog, mas o filtro da realidade acaba com quase todo esse brainstorming. Nos últimos meses eu continuei pensando em um uso que fosse realmente útil para as atividades deste clube e fiz isso enquanto passávamos por mudanças e incertezas. Acredito que conseguimos alçar voos mais altos depois dessa tempestade e o amadurecimento trouxe a resposta que eu tanto buscava: pra começar, um simples, mas regular boletim de notícias. O motivo? Vou explicar.

Já faz tempo que percebemos que um dos problemas que impedem o engajamento dos membros do clube é a fragmentação de informações. A ideia é, a partir daqui, criar boletins que resumem sobre o que aconteceu e o que acontecerá, mas que também servem de registro do que foi feito e de nossas ideias. Se a ideia original era fazer um diário, vamos além.

Vamos lá.

As mudanças

O fim do ano passado foi a encruzilhada do clube. Eu e Victor consultamos alguns membros mais ativos para tentar identificar e corrigir todos os problemas que nos impediam de ler mais, ter mais membros e escolher livros melhores. Você já deve saber, mas não custa listar:

  • O tema do próximo encontro será sorteado duas semanas antes de cada encontro;
  • Os livros são escolhidos durante os encontros, valorizando os membros presentes na escolha do próximo livro;
  • Os encontros serão mensais (ou algo próximo disso);
  • O dia e o período do mês dos encontros será a mais fixa possível, mas ainda estamos definindo como isso irá funcionar.

Os novos temas

O tempo mostrou que a escolha aleatória de temas tem permitido que a gente leia de tudo. Peguei os temas que sobraram, cortei alguns que se assemelhavam de alguma forma e acrescentei outros. No fim, a lista nos obriga a viajar o mundo e pelo tempo, além de conhecer livros premiados, amados e odiados em ficção e não-ficção.

  1. Biografia
  2. Ficção medieval
  3. Contemporâneo brasileiro
  4. Imigração, escravidão ou racismo
  5. Feminista
  6. Clássico russo
  7. Clássico universal
  8. Asiático
  9. HQ
  10. Vencedor do Jabuti
  11. Africano
  12. Vencedor do Pulitzer
  13. Clássico brasileiro
  14. Censurado
  15. Literatura latina: As Veias Abertas da América Latina
  16. Comédia
  17. Literatura nordestina

Ainda estamos ajustando essas mudanças, mas os efeitos já foram visíveis no último encontro. Você verá a seguir.

O último encontro

Se você não esteve presente, aqui vai: começamos com as patas direitas!

Planeta dos Macacos, romance de Pierre Boulle foi escolhido em Agosto no tema “ficção científica”. O livro foi adiado algumas vezes e quase trocado outras várias, mas a espera valeu a pena. O tempo permitiu que ele fosse lido e compartilhado, aumentando a participação no encontro.

Planeta dos Macacos tem vários dos elementos-chave do gênero, é um marco da cultura pop e um achado da literatura francesa. Também não posso deixar de mencionar a escrita flúida de Boulle e o final surpreendente.

Se você já conhece algum dos filmes e ainda não leu, ainda é uma leitura obrigatória. Se você leu, preencha aqui o formulário de feedback. Faremos um ranking com os já escolhidos.

O próximo encontro

Como tema sorteado no último dia 16/02 foi “literatura latina”, buscamos sugestões até o encontro do dia 27, seguindo as regras explicadas acima, e o livro escolhido foi As Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano. Será nossa volta à não-ficção desde Estação Carandiru.

Membros do clube podem comprar o livro com 20% de desconto na LDM, bastando apenas preencher a lista de espera no grupo e aguardar a chegada na livraria.

Não quer ou não pode comprar? O livro pode ser facilmente encontrados em sebos e bibliotecas públicas. O importante é não deixar de participar.

Nos vemos no dia 03/04, na LDM.

Concluindo

Temos vários desafios pela frente, mas o último encontro os encheu de otimismo e nos motiva a continuar. A você que esteve presente (ou que pelo menos tentou), o meu muito obrigado 😀. Até lá, precisamos continuar as melhorias: trabalhar com uma identidade visual e aumentar nossa presença nas redes sociais. Acredito que esses pontos impedem nossa divulgação e a criação de novas parcerias.

A gente vai aprendendo a fazer isso aqui com o tempo. Até a próxima!

--

--