Novos temas, novos ares…

Victor Lima
BLOG DO LA
Published in
5 min readApr 26, 2022

Bem, é isso. Como você está? O que tem feito? Tem sentido cansaço? Quanto mudou? Se vacinou? Os planos continuam os mesmos? Como estão suas leituras? E a sua constância e recorrência?

Sem cobranças, afinal — depois de tanto tempo sem postar nada, a última coisa que esse blog tem sido é constante e recorrente — , seria… uma danada hipocrisia da nossa parte. A gente também não decidiu ao certo a frequência de postagens, mas, caso você queira saber o que tem acontecido com o Leitores Anônimos, fique aqui e leia algumas linhas.

Temos seguido, ainda nos cuidando, estudando as possibilidades de retorno aos encontros presenciais. A notícia mais chata é que, infelizmente, a livraria LDM, que nos acolhia fechou as portas, aqui em Vitória da Conquista (BA). A boa notícia é que estamos vives. E veja! Você também está. Claro! Separe alguns segundos, respire fundo. Isso! Mais uma vez. Veja, você está bem. Caso não esteja tão bem, há vida aí, e não há nada mais importante do que isso.

Algo legal: uma das nossas estratégias para refrigerar as leituras e discussões do clube foi criar uma nova lista de temas. Como a maioria bem sabe, a gente decide nossas leituras com base em um sistema de votação: votamos em livros sugeridos dentro de um tema sorteado ao fim de cada encontro. Os temas esgotaram, e queríamos dar um pouco mais de vivacidade às coisas. Algumas leituras difíceis nos aguardam, mas a gente sabia que precisávamos arriscar e nos DIVERTIR um pouco mais. Assim, com base em sugestões de pessoas do clube e, também, da galera que acompanha nosso trabalho no Instagram, decidimos criar uma nova lista, com 16 temas. Abaixo, vamos comentar tema por tema, de modo bem breve.

Lista de temas (2022–2023)

1) História que se passa durante uma viagem:

Essa é fácil! Esperamos que os leitores sugiram livros em que a trama/os conflitos se desenvolvam em uma viagem, de carro, de navio, de trem, avião etc.

2) História que se passa na Bahia:

Somos baianes, minha gente! Queremos sugestões de livros que se passam, geograficamente, no nosso estado maravilhoso. Em qualquer parte dele.

3) Livro para curar uma ressaca literária:

Aquela leitura leve, gostosa, fluida. Livros para serem lidos rapidamente, que sejam envolventes e ajudem as pessoas a retomarem o hábito da leitura.

4) Histórias difíceis de adaptar para o cinema:

Vocês sabem, cinema é visual. Seria bastante difícil adaptar uma história narrada em primeira pessoa, por exemplo, em que uma personagem faça reflexões agudas e acuradas antes de agir e em que boa parte dos conflitos e inferências ocorra na mente dela. Ou então obras que apresentem cenários inteiramente abstratos. Pelo texto, e pela estrutura narrativa, temos acesso a tudo isso. Mas e nas telas?

5) Livro para ler em voz alta:

Um livro poético, um livro que você recitaria ou leria em voz alta para um grupo de pessoas. Poesias ou contos. Textos dramáticos, discursos, palestras, bem, você já entendeu!

6) Um livro para se ler escondido:

Uma leitura que, durante muito tempo, você pensou, por conta de opiniões externas, que poderia diminuir o seu valor como leitor.

7) Romancinho:

Ah, meu povo! Romance, histórias de amor e conquista, tramas e conflitos que impeçam que pessoas fiquem juntas, em todas as suas formas de amor. Mas queremos suspirar e queremos que o amor romântico prevaleça, de algum modo.

8) Autore muito pobre:

Um livro escrito por alguém que, no período de produção da obra, era muito pobre, passava por dificuldades econômicas.

9) Um livro ilustrado (*não é HQ):

Um livro cheio de ilustrações, figuras, imagens, desenhos. Histórias infantis serão bem-vindas, mas não precisa necessariamente ser uma. Use a criatividade! E nada de HQs, vamos reservar outro momento para elas.

10) Um livro lançado nos anos 90:

Um livro, de qualquer gênero (cuidado com isso!), lançado na década de 1990.

11) Um livro sobre um tema que é um tabu para a nossa sociedade:

Vocês sabem, estamos lutando contra o conservadorismo e suas forças. Queremos uma obra potente, que nos faça refletir sobre algo que ainda é um tabu para nossa sociedade. Seria interessante que fosse uma obra nacional, de ficção ou não-ficção, mas fique à vontade também, não é uma regra!

12) Um livro para se ler em um único dia:

Um livro BEM curtinho, com um baixo tempo previsto para conclusão de leitura. Qualquer gênero. Queremos desafiar as pessoas, e não iremos dar um mês para a leitura do que for escolhido.

13) Um livro vencedor do prêmio Hugo:

O Prémio Hugo é entregue anualmente para os melhores trabalhos e realizações de fantasia ou ficção científica do ano anterior (escritos originalmente em língua inglesa). O prêmio é em homenagem a Hugo Gernsback, o fundador da pioneira revista de ficção científica Amazing Stories. Sugira qualquer obra vencedora, em qualquer ano, até aqui.

14) Um livro vencedor do prêmio Camões:

O Prêmio Camões é um prémio literário instituído pelos Governos de Portugal e do Brasil desde 1988, a fim de estreitar os laços culturais entre os vários países lusófonos e enriquecer o património literário e cultural da Língua Portuguesa. É considerado um dos prêmios mais importantes de obras escritas em Língua Portuguesa. Sugira qualquer obra de autores vencedores, em qualquer ano, até aqui.

15) Um livro árabe:

Um livro de uma autora/autor/autore árabe. Pesquise, se aventure. Queremos obras de FICÇÃO!

16) Um livro sobre política contemporânea:

Um livro de não-ficção, de comunicação acessível, escrito para um grande público, em que a gente compreenda, de algum modo, aspectos gerais da nossa política atual, no Brasil e/ou no mundo. Sem clichês!

Então, é isso. Fique conosco, nos apoie, participe. Estamos aqui, bem, lendo e seguindo!

--

--