A gente lindo no encontro de junho (2024), quando discutimos “Os Garotos do Cemitério” de Aiden Thomas

Olá, velhos amigos!

Victor Lima
BLOG DO LA
Published in
4 min readJul 12, 2024

--

Nothin’ really ends
For things to stay the same, they have to change again
Hello, my old friend

Trecho da canção AMERIICAN REQUIEM — Beyoncé

Não sabemos mensurar quantos leitores efetivos há nesse blog, ainda mais considerando que ele ficou parado por um bom tempo (dois anos?). É a marcha estranha de nossos tempos, engolidos pela sobrevivência, pelas redes sociais, pelo cansaço incurável; escrever e postar um texto mensalmente parece uma tarefa heroica, o décimo terceiro trabalho de Hércules.

Bom, voltamos (esperamos que sim) com boas notícias. Reafirmamos nosso compromisso com a comunidade e, também, com a universidade pública. Nos tornamos, neste segundo semestre de 2024, um projeto de extensão com ônus, o que significa que agora temos suporte financeiro da Universidade Estadual da Bahia (UESB) campus Vitória da Conquista. Isso nos criou a possibilidade de termos bolsistas do curso de Letras (aaaaaaaa) para que as atividades do clube continuem funcionando.

Um clube de leitura pode parecer algo simples, mas é necessário muito fôlego. Leitura não é uma tarefa fácil no nosso país; o mercado editorial tem sido sucateado ano após ano; e os livros, um recurso cada vez mais caro. Há muitas incertezas para profissionais do livro, e uma série de fatores enfraquece, ainda mais, o interesse pela leitura. Tivemos uma pandemia e imaginamos que esse seria o fim do clube, resistimos (on-line) e fomos abraçados pela nossa nova casa, o Museu Regional Henriqueta Prates. Fomos integrados a um projeto de extensão, sem ônus, do próprio museu para que continuássemos. O projeto foi finalizado da melhor forma e, vejam só… o museu continua sendo nosso espaço realizador, nessa nova fase.

É muito significativo para o clube, também, que nossas novas integrantes sejam do curso de Letras. Ester Oliveira e Isabela Calaes, ambas com 20 anos, agora compõem a organização do Leitores Anônimos, e é muito bonita a relação que elas têm com as linguagens e com a literatura.

Ester Oliveira

“Olá, meu nome é Ester ou Té, como muitos gostam de me chamar. […] estou cursando o 3° semestre de Letras Vernáculas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Desde sempre tive um grande apego à leitura, e esse foi um dos motivos que me fizeram escolher Letras.”, é o que diz Ester, ou Té, para os mais próximos, sobre sua escolha pelo curso de Letras.

Isabela, também no 3º semestre de Letras Vernáculas aponta, até mesmo, o seu desejo de ser uma futura professora:

Isabela Calaes

“Eu sempre fui apaixonada pela matéria de Língua Portuguesa durante o meu período escolar e também era uma aluna de muita iniciativa, que procurava todas as oportunidades possíveis (ações típicas de uma futura professora). Assim, estes fatores me levaram para a licenciatura em Letras.”

Sobre sua relação com a leitura e com a literatura, Ester pontua os romances românticos e suspenses como seus dois gêneros literários favoritos:

“Amo a sensação de ler um romance que deixa o coração quentinho e causa emoções […] Por outro lado, o suspense também me atrai. Gosto do mistério, das reviravoltas e da tensão que esses livros trazem. […]”

Isabela afirma que há um fator familiar que instigou o seu gosto pela leitura e pontua a importância de manter o hábito de ler histórias ficcionais mesmo em meio às várias demandas da faculdade:

“A minha relação com a leitura começou muito cedo, pois a minha tia trabalhava numa livraria e os livros passaram a ser os meus presentes favoritos — incluídos em cartinhas para o Papai Noel e pedidos de aniversário […] Hoje, apesar da graduação tratar o ato de ler como uma obrigação e impedir, diversas vezes, a leitura recreativa, eu a enxergo como um deleite, uma forma de viver vidas que não são minhas (e que eu queria que fossem, ou não).”

Sobre a participação como membro-organizadora do Leitores Anônimos, Ester considera a atuação uma boa oportunidade:

“[…] a oportunidade de participar do projeto de extensão ‘Clube de Leitores Anônimos’ é uma realização para mim, uma vez que estarei fazendo parte de algo com o qual me identifico. Além disso, compartilhar minhas impressões de leitura com pessoas que nutrem o mesmo gosto por livros que eu, com certeza será uma experiência incrível.”

Bom, sigamos com um pouco mais de coragem, fazendo o possível, pela leitura e pela cultura.

Acompanhe nossas atualizações no Instagram.

Boa viagem (leitura) para nós.

--

--