Jovens brasileiros buscam quebrar recorde mundial de engajamento juvenil em projeto da ONU

Dia Internacional da Juventude movimenta jovens por todo o país para debater sobre Educação

No dia 12 de agosto é comemorado o Dia Internacional da Juventude, data criada em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma celebração anual do papel essencial dos jovens para gerar mudanças e também aumentar a conscientização sobre os desafios e problemas enfrentados pela juventude mundial.

Todos os anos é proposto um tema para ser debatido mundialmente, e os jovens são encorajados a realizar atividades e eventos em torno do tema. Para este ano, o tema escolhido pela ONU foi “Transformando a Educação”.

Com mais de 49 milhões de jovens em organizações juvenis estruturadas por todo o país, o Brasil ainda é um dos países menos engajados do mundo neste movimento. Em 2018, apenas 3 atividades foram organizadas para celebrar o Dia por aqui, enquanto a Nigéria, líder mundial no Dia Internacional, realizou 45 eventos.

Acreditando que é possível aumentar exponencialmente esse número, e inspirados por fazer do Brasil uma referência em engajamento juvenil, um grupo de jovens está organizando um movimento pelo Dia Internacional da Juventude, e através das redes sociais, já reuniram mais de 40 organizações dispostas a realizar uma atividade, se aproximando do recorde mundial.

O movimento, chamado de IYD Brasil (sigla para International Youth Day), recebeu apoio da ONU Brasil e já chegou em cidades como Macapá (AP), Abreu e Lima (PE), Teresina (PI), Manaus (MG), e nas capitais e interior do Sul e Sudeste. A meta do grupo é alcançar 150 atividades acontecendo no mês de Agosto, entre palestras, oficinas, hackatons, mutirões de voluntariado, entre outras atividades em universidades, escolas e empresas.

Para participar, basta seguir as orientações do Guia do Participante (bit.ly/iydbrasil) para receber materiais e ideias para realizar uma atividade própria. O registro de todas as atividades será entregue à ONU, com o objetivo de fortalecer a imagem do Brasil como referência em protagonismo jovem.

--

--