Exercícios físicos e a Diabetes tipo 2: é mais simples do que parece

Uma das primeiras coisas que uma pessoa diagnosticada com diabetes tipo 2 ouve, é que ela precisa iniciar uma rotina de exercícios físicos.

Diogenes Junior
Diabetes & Alimentação
4 min readJul 21, 2019

--

Uma das primeiras coisas que uma pessoa diagnosticada com diabetes tipo 2 ouve, é que ela precisa iniciar uma rotina de exercícios físicos. Mas procurar por esse tema na internet, ou observar o senso comum, como em perfis fitness nas redes sociais, podem desencorajar a muitos. Afinal, parece que praticar exercícios precisa ser aquela coisa sofrida, com muita intensidade, o “sem dor sem ganho”, forçando as pessoas a fazerem horas de esforço que as vezes causam um desgaste tão grande, que mais desencorajam as pessoas a continuarem, ou no pior dos casos, fazem com que muitos desistam sequer de começar.

Entretanto as pessoas precisam se conscientizar que a prática de exercício físico para o controle da diabetes, pode e deve ser muito mais simples: alguns passos por dia.

Vários estudos têm mostrado, que o simples fato de pôr o corpo em movimento, um movimento básico de caminhar regularmente todos os dias, traz além do controle da glicemia no sangue, vários benefícios para a saúde geral do corpo. A maioria imagina que “mais é melhor”, mas na verdade, o que o nosso corpo realmente precisa é de uma regularidade de movimento. Muitas pessoas têm a dificuldade de iniciarem a prática física ou de continuarem com disciplina após o início da prática, por que estão sendo forçadas a uma carga de treinos além do que elas podem manter, além de questões de “background”, como estar com as roupas certas de treino, estarem constantemente na academia e contratar um personal trainer, quando na verdade, poderiam apenas andar 20 minutos todos os dias de casa até o mercado que é um pouco mais longe de casa.

Se você já pratica exercícios, e tem uma regularidade de 1, 2h por dia de treinos intensos, e está satisfeito com isso e tem obtido os resultados que espera, isso é ótimo! Mas isso não é para todos, cada pessoa tem o seu próprio ritmo e disponibilidade!

Meu relato pessoal

Quando eu comecei minha prática de exercícios, todos os dias eu caminhava 30 minutos até um parque próximo de casa, e ao chegar lá, tentava fazer uma série de 40 minutos de exercícios musculares dos membros superiores e inferiores, e depois mais 1 hora de treinos aeróbicos seja com corda ou na corrida. E aí na hora de ir embora, mais 30 minutos de caminhada até em casa. Com o passar das semanas, essa rotina foi ficando puxada demais, além do estresse físico, a mente começa a perder o foco, e acabei perdendo a disciplina ao ponto de ir uma vez por semana treinar.

Para corrigir isso, primeiro eu me conscientizei que meu corpo não é uma máquina, e que eu deveria buscar uma rotina de treinamento que atendesse aos meus objetivos reais, e não cumprir uma agenda de Instagram ou de ego. Comecei, ao invés de ir para o parque a 30 minutos de caminhada de casa, a ir a uma quadra a 5 minutos de distância. Ao invés de quase 2 horas de todos os exercícios possíveis para todos os grupos musculares, comecei a dividir os treinos nos dias da semana, e em cargas menores, por exemplo, segunda-feira: 25 minutos de musculação; terça-feira: 25 minutos de corrida e assim por diante.

Resultados: ao invés de fazer um sacrifício enorme para manter 2 horas por dia de treino e acabar faltando na maioria deles, troquei para 30 minutos por dia de um treino mais confortável e que melhor se adequasse a minha rotina e necessidade, afinal, acredito que ninguém vai participar do “Iron Man 2019” no final do ano, para buscar uma intensidade de treinos como se fosse um atleta, e sim, queremos apenas ter um hábito saudável da prática de exercícios para além de outros benefícios, conseguir um controle natural dos níveis de glicemia.

Se você deseja iniciar uma rotina de treinos, não queira fazer o que é bonito para os outros verem, ou para impressionar nos Stories do Instagram, ou muito menos achar que precisa agir como um atleta ou como a ex-BBB do Instagram. Seja consciente sobre seus próprios limites e objetivos, comece uma rotina simples e que seja confortável para você.

Talvez no início, sejam apenas 10 minutos por dia, mas se é isso que você consegue hoje, esses 10 minutos serão excelentes para sua mente e para o seu corpo! Com o tempo, você estará mais forte e preparado para a luta pelo controle natural do diabetes, dependendo cada vez menos de medicamentos.

ATENÇÃO

Esse texto foi escrito por uma pessoa com Diabetes tipo 2, baseado em pesquisas e experiências próprias do autor, que não é médico, nem nutricionista. A sua consciência sobre o Diabetes tipo 2 deve ser pautada pelo acompanhamento do seu médico ou profissional de nutrição, além de observar os sinais do seu próprio corpo com as experiências que tem no dia a dia. O objetivo desse texto é apenas informar e apresentar um novo paradigma, e não deve ser usado como uma palavra final sobre a doença. Como qualquer informação presente na internet, sempre pesquise, analise fontes e encontre o que serve ou não para você, sempre pautando, perguntando e confirmando suas certezas com a ajuda de um especialista.

--

--