Antes do Manifesto, a Manifestação

Pedro Hutsch Balboni
Dialograma
Published in
2 min readSep 23, 2020
Foto tirada no UXDD (UX Design para Diversidade) que aconteceu em 2019, evento organizado pelo time de XD, idealizado e encabeçado pela Karina Moura — falando em cabeça, eu sou o cabeludo agachado ali na frente!

Quer ouvir o nosso texto em vez de ler? É só clicar no player abaixo!

Oi. Eu sou o Pedro, trabalho com Design Conversacional desde 2014 na Mutant e já atuei em diversos clientes, em diversos projetos. Mas nunca vim aqui escrever sobre Design.

Dentro da minha trajetória, ajudei a construir a Mutant XD, área responsável por desenhar as interfaces conversacionais de nossos clientes, composta por dezenas de designers brilhantes. Que também ainda não vieram aqui escrever sobre Design até agora.

A gente tem a impressão de que precisa de muito tato para divulgar conhecimento. Que é preciso estar “correto”, sem brechas. Que é preciso algo como um manifesto, que elenque pontos de forma sucinta e completa, soando irrefutável.

Isso não é verdade. Temos visto alguns conteúdos circulando, uns mais superficiais (com os quais é muito fácil ter afinidade e difícil extrair utilidade), outros mais densos (com os quais nos relacionamos de forma mais fervorosa, nos aproximando ou distanciando das proposições expostas), mas de forma geral, parecem fragmentos.

Ora, isso também podemos fazer! Então, por que não? Enquanto trabalhamos lapidando, dando forma às coisas que gostaríamos de dizer, resolvemos ir falando parcialmente sobre elas. Por isso esse título estranho, decidimos pelo óbvio: antes de propor um manifesto, iremos começar a nos manifestar.

Este será um canal onde nossos queridos designers conversacionais trarão seus pontos de vista sobre diversos temas que tocamos no nosso dia a dia, com o intuito dialógico de não apenas esclarecer alguns pontos que queremos, mas também de entendê-los melhor por meio da compreensão do outro.

Por ora, esta é apenas uma inauguração. Uma abertura. Nos guarde e aguarde. O grande resumo desta manifestação inicial é algo bem singelo, mesmo: oi.

Curtiu o texto? Quer trocar uma ideia sobre design conversacional? É só mandar um e-mail pra redacao.xd@mutant.com.br. Se ficou a fim de trabalhar com a gente, aí é só entrar aqui. E segue também o nosso Medium pra saber quando tem texto novo!

--

--