Afinal, o que é o chá?

O chá, depois da água, é a bebida mais consumida do mundo. Na Ásia, por exemplo, o costume é tomar chá todo dia, a qualquer hora, não importa o clima.

Camellia sinensis

Para muitos, o chá ainda é sinônimo de remédio. Quem é que não tem a lembrança da mãe preparando o chá para curar uma gripe ou uma dor de barriga? Pois é. Talvez por isso muita gente torça o nariz quando o assunto é chá.

Mas existe um universo muito encantador, que vai além do remédio. As pessoas precisam descobrir o quanto que o chá pode ser prazeroso, assim como o vinho, cerveja e o café. Descobrir aos poucos seus aromas e sabores é uma experiência fascinante e devagar, pode se tornar um bom hábito.

A definição

Com toda certeza, você já deve ter ouvido falar em muitos tipos de chá. O verde e o preto são os mais conhecidos, mas você sabia que todos eles vêm da mesma planta?

O chá é produzido a partir de uma planta, originária da China, chamada Camellia sinensis, uma espécie da família Theaceae. Desta planta se obtém as variedades de chá: branco, amarelo, verde, oolong, preto e escuro. A única diferença entre elas é o processo em que as folhas são expostas, que confere sabor e cor características de cada uma.

Um erro muito comum é considerar chá as diferentes bebidas obtidas a partir de diversas plantas. Na verdade, todas as bebidas que não são feitas a partir da Camellia sinensis são classificadas como infusões ou tisanas. Aqui no Brasil, encontramos uma diversidade delas, como camomila, hortelã, erva cidreira, erva mate, capim limão, hibisco, entre outras.

Ou seja, todo chá é uma infusão, mas nem toda infusão é um chá.

Mas você deve estar pensando: “Quando compro chá no supermercado, na embalagem vem escrito chá de camomila. Está errado”? No Brasil, apreendemos genericamente a chamar de chá diferentes infusões e não vejo porque ser diferente, já que a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária define chá como “produto constituído pelas folhas novas e brotos de várias espécies do gênero Thea (Thea sinensis e outras).

Para saber mais sobre a classificação da ANVISA clique aqui e aqui

Acompanhe nossas redes sociais, siga nosso Instagram/DiariodoCha ou curta a nossa página no Facebook Diário do Chá