Chá sim, muito quente não!

Dá pra medir a temperatura da água observando as bolhas que se formam na água

Como já falamos nesse post, cada chá/infusão possui sua temperatura ideal de preparo para que possamos conseguir extrair o melhor sabor dele. O chá branco, por exemplo, entre 75 a 85ºC, o chá verde entre 60 a 80ºC, o Oolong 85 a 90ºC e o chá preto entre 80 e 95ºC.

Mas se você não tiver um termômetro ou uma chaleira elétrica com termostato que regule a temperatura, não tem problema. A gente tem uma dica bem bacana e simples que é observar o ponto de ebulição da água, ficando de olho nas bolhas que se formam na água que você está esquentando.

Abaixo preparamos um esquema bem prático de entender pra te auxiliar:

Viu? Bem fácil. Mas na hora de consumir a bebida é recomendado que ela não esteja muito quente (a 65 graus Celsius ou mais), pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), consumir bebidas mais quentes do que isso pode prejudicar a saúde.

Uma dica pra você saber se seu chá/infusão está na temperatura ideal para ser ingerido é tentar segurar a xícara com as mãos, sem a alta. Se você conseguir fazer isso de maneira tranquila é porque a temperatura do chá está apropriada para o consumo.

O que acharam das dicas? Se você tiver alguma dúvida fala pra gente que podemos fazer um post por aqui, assim podemos esclarecer a sua dúvida e ainda informar outras pessoas :)


E se você quiser conhecer e participar do nosso Clube do Chá, acesse:
www.diariodocha.com.br