Chá X Infusão X Blend

Entenda a diferença.

Esse é um assunto que sempre retorna aqui para o blog, porque para quem não estuda sobre chás com muita frequência pode ser um pouco mais difícil entender a diferença que existe entre Chá, Infusão e Blend. Se você está lendo isso pela primeira vez e não está acreditando que existe diferença, saiba que sim, é verdade, os três são coisas diferentes e provavelmente você esteve chamando de chá algo que tecnicamente não é chá.

Mas calma que não é tão complicado assim de entender, e tá tudo bem fazer essa confusão. Como falamos antes, para quem não mexe com chás com tanta frequência é suuuper comum trocar os termos e chamar tudo de chá.

Então a gente trouxe uma explicação de cada um deles.

Apesar de usarmos esse termo para qualquer mistura de água com ervas, o termo “chá” na verdade é utilizado apenas para as 6 variedades de chás produzidas a partir da planta chamada de Camellia sinensis, sendo eles: o chá preto, branco, verde, amarelo, escuro e oolong.

Sim, só esses 6 são considerados chá mesmo. Louco né?

Já aquelas ervas e plantinhas que temos em casa, que nossas mães e avós geralmente preparam para gente quando estamos doentes, tecnicamente não são “chás”, mas sim “infusões”. Infusão é o processo de imersão de ervas, plantas, folhas, raízes e frutas na água quente. Alguns exemplos: camomila, gengibre, cidreira, hortelã e marcela.

Chá de camomila? Não. É infusão de camomila. ;)

E aí chegamos nos “blends”, que são basicamente misturas de chás com frutas, especiarias, flores, etc…. É uma harmonização de vários ingredientes que criam um sabor especial e único. É daí que vem o nome “tea blender”, que são as pessoas que criam/desenvolvem os blends.

Um blend clássico é o Earl Grey que é feito com chá preto do Ceilão ou China + extrato de bergamota. E na seleção de maio do nosso clube de assinaturas também temos dois blends: o Indian Chai, um clássico chai da Índia, com base de chá preto Darjeeling, gengibre, canela, cardamomo e pimenta vermelha, e o Green Forest, um blend fresco e frutado feito com base de chá verde da província chinesa de Yunnan, mirtilos vermelhos (cranberry) e pétalas de rosa

“Blend” é um termo em inglês que quer dizer “mistura”.

Esperamos que tenhamos ajudado a esclarecer suas dúvidas, e se alguma coisa não ficou muito clara para você, pode perguntar para gente que vai ser um prazer te ajudar.;) Até o próximo post!