Chás orgânicos.

O que são e onde encontrar?

Dentre as diversas possibilidades que o universo vasto do chá tem a nos oferecer, estão os chás orgânicos. Pra iniciar nossa conversa aqui no blog sobre esse assunto, trouxemos alguns insights de nossas pesquisas para que juntos possamos nos aprofundar ainda mais nessa jornada, em busca das melhores infusões. Vamos lá?

Segundo a expert em chás e autora de diversos livros, Jane Pettigrew, em seu livro Chá — Vip:

“O objetivo dos produtores de chá orgânico é cultivar uma planta sem agrotóxicos, com respeito ambiental, que não coloque em risco a saúde humana, use recursos recicláveis, proteja a vegetação e a vida selvagem, recupere a fertilidade e a produtividade do solo, e minimize os danos ao meio ambiente.”

Ainda segundo Jane,

“O cultivo orgânico é complicado e rigidamente controlado por entidades internacionais com inspeções regulares das plantações, solo, processamento das plantas, veículos usados e equipamento envolvido na produção.”

A parceira do mês passado (janeiro) do nosso Clube do Chá, por exemplo, é uma empresa 100% orgânica. A English Tea Shop oferece chás orgânicos, com comércio justo (fairtrade) e sustentável. Como uma empresa 100% orgânica, eles ajudam agricultores a se tornarem orgânicos e aumentarem seus ganhos. Essa prática vem dado tão certo que em 2017 a empresa recebeu um prêmio da National Business Award for Sustainability, um programa de premiação que reconhece e recompensa a excelência de vários setores do Reino Unido, trazendo o reconhecimento consequente da English Tea Shop de adotar práticas sustentáveis e bem pensadas para o seu negócio e que refletem eu seu produto final: chás de altíssima qualidade.

Seus chás e ingredientes provêm de pequenos agricultores em quantidades limitadas, cultivadas sem fertilizantes químicos ou pesticidas.

A seleção de fevereiro do nosso Clube também conta uma opção de chá orgânico. O Lemon Lime é chá preto orgânico, com casca de limão e folhas de capim-limão, que prepara um blend delicioso.

Onde é possível encontrar chás orgânicos? 
Em lojas especializadas de chás torna-se um pouco mais fácil de você encontrar opções de chás orgânicos. Em supermercados talvez você possa até encontrar, mas não é muito comum, ainda mais que hoje ainda é difícil encontrar chás a granel (a grande maioria dos chás do supermercado são de folhas trituradas (o famoso chá de saquinho), que passam por um processo de industrialização.

Essa conversa provavelmente ainda não terminou, pois assim é a história do chá: um caminho incrível de descobertas, onde o objetivo maior é aproveitar a jornada.


Curta a Fanpage| Faça parte do Clube de Assinaturas| Siga-nos no Instagram