Coisa de cinema
Um guia de filmes onde o chá faz parte da história

Dizem que cinema combina com pipoca. E combina mesmo! Mas a gente tá aqui para mostrar que tem mais uma coisa que tem tudo a ver com a sétima arte. Preparamos uma lista de filmes dos mais diversos estilos que têm algo em comum: deliciosas cenas com chá. Veja se você já assistiu a todos eles:
E o Vento Levou, 1940.
O filme faz parte de várias listas de melhores filmes de todos os tempos. O clássico conta uma história de amor no Sul dos Estados Unidos em plena guerra civil. Em uma das cenas, a jovem Scarlett O’Hara saboreia uma xícara de chá deitada em sua cama.
Mary Poppins, 1964.
A simpática babá Poppins mostra em algumas das cenas desse clássico a tradição britânica de beber chá. Na cena da “tea party” (festa do chá) do tio Albert, Mary serve o chá usando toda sua magia.
Karate Kid 2, 1986.
Nesse filme, o famoso professor Miyagi volta para Okinawa. Lá ele ensina diversos costumes nipônicos para o seu aprendiz, Daniel San. Um deles é beber chá. Uma prática que o jovem passa a apreciar rapidamente. Inclusive acompanhado.
Mulan, 1998.
Mulan é uma animação que conta a história de uma jovem destemida que coloca em risco a sua vida para salvar seu pai e a sua pátria: a China. A menina mostra gostar de chá. A bebida é preparada em diversos momentos do filme.
Chá com Mussolini, 2000.
A história mostra uma Itália em pleno regime fascista. Enquanto a jornada de um menino nascido fora dos laços do matrimônio se desenrola, um grupo de senhoras coloca a conversa em dia durante o seu ritual de beber chá.
A Viagem de Chihiro, 2001.
Essa aclamada animação japonesa mostra um mundo cheio de fantasia. Em uma das cenas, Chihiro é chamado para beber chá ao lado de criaturas sobrenaturais.
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, 2001.
Esse gracioso filme retrata uma adorável, porém tímida, jovem francesa que resolve ajudar pessoas das mais diferentes formas, em busca de sua felicidade. Em uma das cenas, Amélie aprecia uma xícara de chá quentinho no quintal de casa.
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, 2004.
A saga Harry Potter, por retratar a cultura britânica, acaba mostrando em diversos momentos o consumo de chá. Nesse filme, Harry, Rony e Hermione aparecem em uma das cenas mais marcantes envolvendo a bebida.
O Guia do Mochileiro das Galáxias, 2005.
O filme conta a história de um jovem que se salva do fim do mundo, pegando carona em uma nave com um amigo alienígena. Absurdos à parte, em vários momentos Arthur, o protagonista, fala que não há chá como o que é servido no planeta Terra.
Maria Antonieta, 2006.
O filme retrata a vida da jovem que se torna rainha da França. Em uma das cenas, Antonieta serve chá de flores ao seu convidado. O momento é tão marcante, que a câmera dá um close na bebida para mostrar o “desabrochar” das pétalas.
Scott Pilgrim vs The World, 2010.
Ao contrário do que muitos pensam, o chá é consumido por jovens. Um exemplo acontece no filme Scott Pilgrim vs The World, quando Ramona oferece a Scott uma infinidade de tipos de chá. O garoto fica confuso e ela acaba escolhendo por ele. A cena é hilária.
Alice no País das Maravilhas, 2010.
Esse filme reserva uma das cenas mais emblemáticas com chá no cinema. Tudo isso, pois envolve uma “tea party” (festa do chá) com alguns dos principais personagens da famosa história de Lewis Caroll.
Qual o seu filme preferido? Conta pra gente nos comentários. :)












