Conheça as principais características do chá verde

Saiba mais sobre um dos principais chás

O chá verde é um dos chás mais conhecidos no mundo. Não apenas pela sua história milenar, mas por sua popular atribuição de benefícios à saúde e diminuição de peso. Seu característico sabor de amargor pode ser bem apreciado por todos os paladares.

Encorpado e com um sabor marcante de amargor, o chá verde é mais intenso que o chá branco (falamos dele aqui), porém mais suave e claro que os chás negros.

Como a mágica acontece

O chá verde é feito com as folhas e brotos da Camellia sinensis. Depois de serem colhidos, são levados para a fábrica e passam por um processo curto de secagem para murchar e em seguida, sofrem a fixação, que é a aplicação de calor para evitar a oxidação das folhas, num período curto de 30 segundos a 2 minutos.

Na China, esse processo é geralmente feito em panelas, woks, fogões a lenha e fornos a carvão, por exemplo. Já no Japão, esse método é feito, na maioria das vezes, em tuneis de vapor.

Cada processo proporciona um sabor diferente ao chá. A próxima etapa consiste em enrolar as folhas, para deixa-la no formato final, aquele que você vê quando prepara o chá. Em seguida, as folhas do chá passam pela secagem final, para reduzir a quantidade de água e então são destinadas para o envase.

O chá verde emagrece?

Ele já virou assunto em muitas discussões e dicas de emagrecimento, mas será que é verdade que ajuda a diminuir o peso? Segundo alguns estudos, por ser rico em flavonoides e catequinas, que controlam o metabolismo das gorduras e incentivam a quebra delas. Isso significa que o chá verde pode contribuir na perda de peso, mas não substitui a orientação de um especialista e exercícios físicos regulares.

E você, já tomou o seu chá verde hoje?

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.