Conhecemos a Rota do Chá em Registro, SP

Diário do Chá
Diário do Chá
Published in
3 min readNov 4, 2016

Uma viagem cheia de descobertas e sabores

Você sabia que temos plantações de chá (lembra da Camellia sinensis?) no Brasil? Nossa sommelier de chá e tea Hunter, Helena Leigue, participou da 1ª Rota do Chá em Registro (SP), conhecida como a capital do chá no Brasil, nos dias 7 e 8 de outubro. Teve tanto cenário bonito e descobertas, que precisamos compartilhar com vocês.

O roteiro começa na fazenda da família Amaya. É ali que eles recebem os participantes da rota com a cerimônia do chá, feita pela Erika Kobayashi, com chá verde da própria fazenda. Mais fresco impossível, né?

Depois de apreciar a cerimônia (e saborear o chá, hehe), foi a vez de conhecer as plantações da fazenda da família Amaya. Ao final da visita, todos ganharam uma mudinha da planta do chá.

De um chazal, para outro. Foi a vez de conhecer as primeiras mudas do chá-da-índia, plantadas por Torazo Okamoto, um imigrante japonês que plantou uma variedade assámica da Camellia Sinensis.

A história da plantação de Torazo começou quando recebeu algumas plantas de chá chinesas vindas do Rio de Janeiro, que não eram propícias para o nosso país. Então, em 1935, Torazo importou sementes de chá do antigo Ceilão, Siri Lanka.

O curioso é que para trazer essas sementes, Torazo escondeu elas dentro do miolo de pão, para “driblar” a fiscalização do navio. Assim, foi iniciada a cultura do chá preto no Vale do Ribeira, em Registro, dando origem à Capital Brasileira do Chá. O roteiro também incluiu uma visita na casa de Tomio Makiuchi, que mostrou sua micro usina de chá preto.

A segunda etapa do roteiro foi a visita na fazenda Shimada. Nessa fazenda é produzido o Obaatian, um chá preto artesanal, conhecido como o Chá da Vovó.

Da colheita ao processamento, tudo é feito com muito cuidado e manualmente, tudo sobre os olhos da Ume, uma senhora com mais de 80 anos que é especialista no chá. Por isso, o nome Chá da Vovó.

A família contou toda sua história, ofereceu degustação dos chás e a parte mais esperada, um passeio pelo chazal com aprendizado sobre como colher as folhas do chá.

Para quem se interessou, o evento é organizado pela Escola de Chá Embahú, com o apoio da Prefeitura de Registro, Infusorina, Amaya Chás e Obaatian — O Chá da Vovó. Para ter mais informações sobre novas datas, acesse o site da escola aqui.

--

--

Diário do Chá
Diário do Chá

🍵Somos apaixonados por chá e queremos dividir essa inspiração com você ❤ Aqui, você vai encontrar dicas, receitas e histórias sobre o universo do chá.