O que é L-Teanina?

E quais seus benefícios?

Você sabe o que é ou já ouviu falar na L-teanina?

A folha de chá contém uma grande variedade de compostos químicos naturais como cafeína, antioxidantes, aminoácidos, vitaminas e minerais, que trazem benefícios diversos para o nosso corpo. 
 
Dentre esses químicos naturais estão diversos aminoácidos, sendo o principal deles o L-teanina, que pode ser encontrado na planta Camellia sinensis (a planta que origina o chá).

fórmula da L-teanina

Quando entra em contato com o nosso organismo, esse aminoácido atua no sistema nervoso central, mais especificamente nos neurotransmissores, e estimula o aumento da atividade cerebral, melhorando o foco mental e a capacidade de concentração. Ele também deixa o corpo e o cérebro relaxados.

Segundo Brian R. Keating e Kim Long, em seu livro How to Make Tea — The Science Behind The Leaf:

“[a L-teanina] Tem demonstrado possuir propriedades psicoativas interessantes, uma vez que pode ligar receptores no cérebro envolvidos na neurotransmissão, e é conhecido por aumentar a atividade da onda cerebral alfa. Pesquisas clínicas, limitadas mas válidas, mostram que a L-teanina desempenha um papel na melhoria do desempenho cognitivo e no foco mental, além de auxiliar na redução do estresse.” (traduzido)

Aquela famosa sensação de relaxamento que temos ao apreciar uma boa xícara de chá pode ser explicada pela existência desse aminoácido.

Além da L-teanina, outra importante substância química presente nos chás é a cafeína.

“Os monges têm bebido chá há milhares de anos para manter um estado de “consciência alerta” durante longos períodos de meditação. Mas, apenas nos últimos anos, os estudos revelaram o motivo pelo qual o chá tem esse efeito na mente. Os dois elementos responsáveis por isso são a cafeína e a L-teanina, e é a combinação dos dois que fazem o chá único de qualquer outra bebida.” — referência: Tony Gebely — World Of Tea HIPERLINK

A cafeína também atua no sistema nervoso central, promovendo a ampliação do estado de alerta mental e influenciando na performance cognitiva, fisiológica e psicomotora. Comparado ao café, no chá a presença de cafeína é bem menor, mas os efeitos são mais duradouros. Além disso, a quantidade de cafeína liberada no chá depende de fatores como origem e tipo do chá, tempo e temperatura de infusão, dentre outros.

Ainda segundo Tony Gebely em seu artigo para o World of Tea, ele listou alguns dos benefícios que a combinação de L-teanina e cafeína podem fazer pela mente, são eles:

- Promover um estado de relaxamento consciente
- Aumenta a nossa capacidade de multitarefa
- Aumenta a velocidade da percepção
- Aumenta o desempenho sob o estresse
- Melhora a capacidade de aprendizagem e a concentração
- Diminui a ansiedade
- Reduz a fadiga induzida por tarefas
 
 
Legal né? E aí, o que achou do post? Já conhecia todos essas propriedades do chá?Abaixo listamos alguns livros e links interessantes que falam sobre a L-teanina, e que nos ajudaram a criar esse post.

How to Make Tea — The Science Behind The Leaf
The Art and Craft of Tea 
infinitypharma.com.br/uploads/insumos/pdf/l/l-teanina.pdf
super.abril.com.br/sociedade/quer-ficar-ligadao-tome-cha-e-cafe-juntos/
https://worldoftea.org/caffeine-and-l-theanine/