Tipos de Chás Verdes: japoneses e chineses.
Sencha, matcha, gunpowder, bancha, long jing… Qual a diferença entre eles?
Na semana passada trouxemos aqui no blog um post bem bacana sobre o chá verde, onde comentamos sobre alguns dos tipos mais conhecidos. Mas de onde vem aqueles citados, existem muito mais. E é por isso que preparamos especialmente este post para explicá-los um pouco mais a fundo.
Os chás verdes mais populares vem do oriente, o berço do chá, mais precisamente China e Japão, e são neles que vamos focar hoje. Entre os principais tipos japoneses estão o Sencha, Bancha, Matcha, Genmaicha, Gyokuro, Houjicha, Kukicha e os chineses Long Jing, Gunpowder, Bi Luo Chun, Huang Shan Mao Feng.
Abaixo explicamos melhor cada um deles.
JAPÃO
Principais tipos de chás verdes:
Chá Verde Sencha: O tipo mais comum de chá no Japão, representando mais de três quartos de toda a produção. O sabor é mais mais adstringente e umami.
Chá Verde Bancha: Um chá de grau inferior, feito a partir das folhas maiores e mais maduras, e colhido após a primeira colheita do Sencha. Tende a ter um sabor mais adstringente.
Chá Verde Genmaicha: É uma mistura, feita com folhas do Bancha e arroz tostado, mas às vezes são do Sencha. Produz um delicioso sabor e cheiro agradável de cereal grelhado. Muito apreciado, especialmente por aqueles que ainda não se habituaram ao amargor do chá verde.
Chá Verde Gyokuro: Enrolado e processado como o Sencha, é considerado o chá mais nobre dentre os com folha enrolada. Ele é feito na primavera e as plantas de chás são cobertas por cerca de 3 semanas antes da colheita. Por ser um produto que exige muita mão-de-obra, ele acaba custando mais caro do que os outros e é reservado para as ocasiões especiais. Produz uma licor pálido e com sabor mais doce e delicado, rico em umami.
Chá Verde Houjicha: É um chá verde japonês torrado, geralmente Bancha, mas as vezes podemos encontrar o Sencha ou Kukicha. As folhas de chás ou caules são torradas em fogo alto para dar novos sabores e aromas torrados.
Chá Verde Matcha: O matcha é um chá verde em pó, de altíssima qualidade, que passa pelo mesmo processo produtivo do Chá Verde Gyokuro, com a diferença que, após a secagem, as folhas são trituradas em moinho de pedra e transformadas em pó. É um dos chás mais famosos, muitas vezes atribuída qualidades de super-alimentos. As folhas são cultivadas na sombra por 4 semanas antes da colheita.
É usado no Chanoyu, a tradicional cerimônia do chá Japonesa. Seu pó verde é misturado à água quente e imediatamente batido (com um acessório próprio de bambu), para incorporar ar e reduzir o amargor, adquirindo aspecto espumoso e cremoso. Seu sabor, embora refinado e exclusivo, é extremamente amargo.
Hoje em dia, o Matcha também tornou-se um ingrediente culinário popular, em muitos pratos doces e salgados.
3 curiosidades sobre a cultura nipônica do chá:
- Cerimônia tradicional: Chanoyu;
- Recipiente para beber o chá: Chawan;
- Chaleira de ferro (Kama).
CHINA
Principais chás verdes chineses:
Chá Long Jing: é considerado o chá mais famoso da China. Cultivado perto da cidade de Hangzhou, na província de Zhejiang, há mais de mil anos, ganhou uma grande reputação por sua excelente qualidade. Tem um aroma inconfundível de castanhas cozidas.
Chá Gunpowder: é um chá verde clássico da província de Zhejiang, na China. Feito de folhas enroladas a mão, são feitas bolinhas como “pólvora de canhão” que “explodem” ao se abrir. Sua infusão de cor âmbar claro e de aroma herbal tem um sabor amargo e ligeiramente tostado, com notas de vegetal cozido.
Chá Huang Shan Mao Feng: é um chá verde produzido no interior do sudeste da província de Anhui, nas Montanhas de Huangshan, China. Está entre os mais famosos do país e produz um licor de cor amarelo dourado, com aroma intenso e refrescante, e de sabor doce, com notas de vegetal cozido, como acelga e arroz tostado.
Chá Bi Luo Chun: também é muito popular no país. Originário da província de Jiangsu, é processado inteiramente à mão e somente os brotos e as primeiras folhas são colhidas. Produz uma infusão de sabor floral.
3 curiosidades sobre a cultura milenar do chá na China:
- Cerimônia tradicional: Gongfu Cha;
- Recipiente para beber o chá: Gaiwan;
- Chaleira de argila Yixing.
Agora que você aprendeu um pouquinho mais sobre o universo dos chás verdes, é hora de compartilhar com a gente nos comentários se você já experimentou algum desses chás ou se ficou com vontade de provar algum. ❤
Curta a Fanpage| Faça parte do Clube de Assinaturas| Siga-nos no Instagram