Você já experimentou colocar leite no chá?

Conheça essa tradição inglesa

Provavelmente você já sabe que o chá é uma bebida muito popular na Inglaterra. Além do five o´clock tea, o famoso chá das cinco dos ingleses, eles também consomem a bebida em outros momentos do dia: tem o early morning tea, o chá da primeira hora da manhã, servido na cama, o breakfast tea, no café da manhã, e o high tea, consumido após o jantar.

Mas será que você sabia que um dos chás mais consumidos pelos ingleses é o chá preto com leite? Eles combinam o sabor mais amargo do chá com a cremosidade do leite. Os chás mais indicados para serem servidos com leite são o Assam, o English ou Irish Breakfast.

Esse hábito inglês também vem acompanhando de diversas curiosidades. Uma delas é que há divergências de opinião quanto ao que deve ser servido primeiro. Geralmente é colocado o leite e depois acrescentado o chá, mas há quem defenda que o chá deve ser colocado antes. Nós sugerimos que você teste as duas formas e escolha a sua forma preferida de apreciar a bebida.

Outra coisa legal que descobrimos é que existe uma caneca inspirada na paleta de cores da Pantone e na tradição inglesa: a cor do chá muda conforme a quantidade de leite que vai sendo adicionada no recipiente, e cada uma tem uma nomenclatura diferente.

Olha só:

Milky: com bastante leite.

Classic British: com apenas um pouco de leite.

Builders Brew: quase não tem leite.

Just Tea: chá puro, sem leite.

Referência

Ah e você sabia que existe um padrão oficial definido pelo Instituto Britânico de Pesos e Medidas de como preparar o chá? Ele é chamado de Method For Preparation Of A Liquor Of Tea For Use In Sensory Tests ou “Método para Preparo de uma Infusão de Chá para Uso em Testes Gustativos”, em português e você pode acessar o conteúdo desse método através de um pdf (em inglês) que você encontra neste link. Nele você encontra um passo a passo de como preparar a bebida.

O universo do chá realmente é uma caixinha de surpresa, não é mesmo? Quanto mais pesquisamos, mais histórias interessantes descobrimos. E você? Gosta de adicionar leite no chá ou prefere beber ele puro? Conhece outro fato curioso? Conta pra gente nos comentários. ;)