Reforma da casa: conheça os principais equipamentos e ferramentas!

Se na hora de fazer a reforma da casa, você gosta de participar e colocar a mão na massa, é importante ficar atento às ferramentas e aos equipamentos necessários. Algumas peças são curingas e você não pode abrir mão delas. Mudar algumas coisas de lugar ou dar uma cara nova à casa é prazeroso e pode ser um ótimo hobby, mas, se faltar algum material, é transtorno na certa.

Para ajudar você a manter a casa sempre bonita e em dia com as tendências, trouxemos uma lista dos equipamentos e das ferramentas que são itens básicos para a reforma da casa.

TRENA

Praticamente tudo o que você for fazer em sua casa requer medidas. É preciso saber o tamanho dos cômodos, o comprimento da parede, a largura da porta, a altura do pé direito, a dimensão dos móveis e por aí vai.

O melhor meio de conseguir medidas exatas e de forma rápida é a trena, por isso, tenha sempre uma em mãos. Atualmente, é possível encontrar modelos que vão de 5 m a 50 m. Avalie bem sua necessidade e escolha o tamanho ideal.

PÁS

Seja para a parte interna da casa, quanto para os jardins e quintais, ter uma pá por perto é sempre útil. Há alguns tipos de pás para atividades específicas — veja só:

  • Pá quadrada: é utilizada em atividades gerais — para recolher materiais, por exemplo;
  • Pá de bico: usada para fazer cimento, concreto, cavar superfícies e encher o carrinho de mão;
  • Pá pequena e larga: usada para os trabalhos de jardinagem, ela é fundamental para mexer na terra e em vasos.

FURADEIRAS E PARAFUSADEIRAS

Em diversos momentos de uma obra, de uma reforma ou mesmo de uma repaginação da casa, você precisará furar a parede ou outras superfícies. E também parafusar. Para agilizar o trabalho e reduzir bastante o esforço, esses equipamentos são básicos em sua lista.

Na Matelefer há vários modelos de furadeiras e de parafusadeiras disponíveis, com voltagens e capacidades variadas. É possível encontrar também equipamentos com as duas competências.

ALICATES

São ferramentas bem versáteis e são as mais usadas para corte de fios, cabos e outros materiais. Os alicates são úteis em quase todas as partes de uma obra, desde a rede elétrica até a produção artesanal de itens de decoração. Podemos encontrar os seguintes tipos:

• Bico meia cana: de ponta mais fina, ideal para lugares e peças com pouca abertura;

• De pressão reto: usados para pressão, ou seja, para apertar porcas e parafusos;

• De eletricista: ideal para trabalhar com a fiação elétrica. É importantíssimo que ele venha revestido com material isolante, para proteção contra choques elétricos;

• Universal: substitui alguns desses modelos em trabalhos mais simples e que não precisem de tanto aprofundamento.

É interessante que você tenha uma caixa de ferramentas e as mantenha sempre organizadas. Em caso de uma construção ou de uma reforma maior, é comum criar o “barracão da obra”, onde ficarão todos os equipamentos e ferramentas. Com esses materiais, certamente a reforma da casa vai ser mais rápida e você e sua família poderão usufruir de todo o conforto o quanto antes.

E aí? Quer receber mais dicas para auxiliar nas obras e nas reformas? Nos siga no facebook e fique por dentro dos nossos conteúdos.