[Tradução] Telegram 4.8.10 - #DigitalResistance, MTProxy, substituição de mídia e outras melhorias

Juliano Dorneles
Dicas TeleCast
Published in
5 min readJun 28, 2018

Em 13 de abril de 2018 a corte de Tagansky, de Moscou, decidiu bloquear o Telegram no território da Rússia. Uma tentativa sem precedentes de privação do direito à privacidade de correspondência levou a um confronto real entre os usuários do Telegram e o órgão regulador russo de telecomunicações — Roskomnadzor. Com isso, Pavel Durov organizou um movimento chamado Resistência Digital — “movimento descentralizado em defesa das liberdades digitais e do progresso”.

A partir de 28 de junho de 2018, a Roskomnadzor começou o bloqueio de mais de 3,7 milhões de endereços IP, alguns dos quais pertencentes a serviços sem qualquer ligação com o Telegram (infelizmente nos parece que eles não ligaram muito para isso), e mesmo assim o Telegram continuou a funcionar de forma relativamente normal no país. A vida seguiu seu curso natural e em função dos fatos ocorridos e da missão do Telegram em nos fornecer um serviço livre das amarras de qualquer Estado, nossos amigos da equipe do Telegram nos deixaram mais felizes com novas atualizações que visaram acabar com esse tipo de bloqueio.

Então, o que de novo apareceu nos últimos dois meses e meio, desde a última grande atualização do Telegram?

Proxy!

Para que os usuários do Telegram conseguissem resistir com sucesso às tentativas de bloqueio impostas pelo governo, a equipe de Pavel Durov adicionou vários recursos interessantes ao aplicativo.

Primeiro, você agora pode especificar um sem número de servidores proxy, ver seu status e sua velocidade de resposta.

Configurações de proxy.

Além disso, é muito fácil de ver se o aplicativo está utilizando uma conexão proxy ou não: basta observar a barra de título da lista de chats.

Telegram conectado por meio de um servidor proxy (note o ícone do escudo, na barra de título). Além disso, este proxy possui um canal patrocinado.

Em segundo lugar, no GitHub (serviço web onde projetos de código aberto podem ser hospedados e compartilhados) está disponível um servidor proxy criado pela equipe do Telegram (chamado MTProxy), que utiliza o protocolo MTProto. Diferentemente dos proxys baseados em SOCKS5, o tráfego via MTProxy não trafega nomes de usuário e senhas em texto não criptografado, sendo, além disso, melhor mascarado para o tráfego HTTPS habitual.

Substituindo arquivos de mídia

Ninguém está imune a cometer erros. Antes, quando você enviava uma foto ou vídeo sem querer, você tinha que excluir a mensagem e enviar outra. Se alguma outra mensagem já tivesse sido enviada, a ordem de envios ficava inconsistente. Agora isso não é mais um problema: no Telegram você pode, (além de editar a legenda de imagens e vídeos), mudar a mídia “equivocada” para outra! Por exemplo, substituir um arquivo por uma imagem ou postar um GIF ao invés de uma música.

Da esquerda para a direita: Ops, enviei errado! — Editando a imagem — Ah, bem melhor agora!

Acelerando mensagens de voz e vídeo

Seus amigos gostam de enviar mensagens de voz e vídeo intermináveis? Em tempos onde cada segundo conta, a equipe do Telegram de forma muito inteligente nos deu a opção “2X”. Toque neste botão ao reproduzir uma mensagem de voz ou vídeo para dobrar a velocidade de reprodução (e, como eles mesmos afirmaram, sem aquela voz metalizada — pelo menos na maioria das vezes hehehe).

Marcar chat como não lido (ou lido)

Algumas pessoas ficam irritadas quando há mensagens não lidas em chats. E entrar em cada um deles e descer até o final é demorado e maçante. Especialmente para essas pessoas a equipe do Telegram adicionou a capacidade de marcar chats como lido (e como não lido — algo como “aqui tem algo importante, lembre-se de ler”). Na versão Android, basta um toque longo sobre o nome do chat. No iOS é necessário deslizar para a esquerda sobre o nome do chat desejado, na lista de chats.

Este item do menu ainda não está traduzido para o português na versão liberada do aplicativo.

E mais!

A versão para Android adicionou a capacidade de criar links no texto sem a ajuda de bots de terceiros.

Opção de criar link, no menu de formatação (este item do menu ainda não está traduzido para o português na versão liberada do aplicativo).

Ainda, quando você segura o dedo na imagem do chat (na lista de chats), aparece uma prévia do seu conteúdo.

De agora em diante, as mensagens ainda não enviadas (por falta de conexão ou algum outro motivo) podem ser canceladas sem ter que esperar por uma conexão com a Internet.

Cancelar o envio (este item do menu ainda não está traduzido para o português na versão liberada do aplicativo).

Na seção “Privacidade e segurança” do Android e iOS, agora é possível excluir os contatos salvos nos servidores do Telegram, bem como dizer ao aplicativo para que não rastreie com quais usuários você se comunica com mais frequência, além dos bots in-line utilizados mais constantemente. Quanto mais privacidade, melhor!

Estes itens do menu ainda não estão traduzidos para o português na versão liberada do aplicativo.

Por fim, tocar na barra de título do aplicativo, na lista de chats, funciona como uma rolagem rápida até o topo (na versão para Android).

Uma curiosidade: um item de menu apareceu “acidentalmente” na versão beta do Telegram (depois foi parcialmente retirada). Tudo indica que muito em breve teremos algo muito interessante chamado Telegram Passport. Aguardemos!

Assine @DicasTelegram.

Fonte.

--

--