Como rezar o rosário, em latim

Malter
Didaquê
Published in
6 min readOct 28, 2021
Santo Rosário em cima da Bíblia Sagrada.

Provavelmente não é novidade para ninguém que alguns católicos têm a preferência de rezar o Santo Rosário/Terço em latim; isso tem um motivo, que pode parecer simples e dependendo até muito óbvio para eles, mas para o católico que não é muito antenado sobre o assunto, não é óbvio, e alguns podem até ter uma primeira impressão negativa da recitação do Rosário em latim, a qual não deveria existir.

Se você é um desses católicos que não reza em latim, que pelo misterioso motivo acessou este meu humilde guia que incentiva o uso frequente do latim nas orações do cotidiano, quero dar breves explicações do porquê um católico não só pode aprender a rezar em latim, como deve; e como eu disse, há motivos para que te convençam, não é nada “simbólico”, como a “eucaristia” dos protestantes.

Antes de tudo, o latim, grego e hebraico são línguas sagradas, pois elas fazem parte da Salvação da Cruz; tanto é que o próprio latim foi fixado na Cruz.

Se ouvirmos alguns Padres exorcistas falando sobre a importância do latim, todos irão dizer que quando o demônio ouve o latim, ele vê todo o contexto da língua, consequentemente vendo a conexão do latim com a Cruz.

[…] mas é interessante porque sempre que eles [demônios] são obrigados a dizer alguma coisa em latim, eles sempre mudam para aquela pseudo-pronúncia e dizem: “Era assim que o latim clássico era pronunciado” (sendo que essa forma se originou no século passado); em última análise, nós não sabemos como o latim era pronunciado, mas o fato é que os próprios demônios consideram a própria pronúncia eclesiástica sagrada. — Pe. Chad Ripperger

Por isso que no rito Tridentino se usa o latim na missa inteira, pois tudo precisa ser sagrado e santo antes de ser usado, por quê? Porque tudo na presença de Deus é Santo.

Portanto, o latim é objetivamente mais agradável a Deus que as línguas vernáculas, então é muito provável que Deus conceda um pedido porque feito em latim do que se fosse pedido em uma língua vernácula.

Rezando em latim

O latim não se limita somente ao rosário, mas também em várias outras orações. De um modo geral, você pode usar o latim em todas as orações, seja do santo ou anjo que for; mas como a maioria das pessoas buscam aprender o latim apenas para rezar o rosário, deixo aqui um guia — que é também o jeito que eu rezo.

Para saber a pronúncia correta das orações, pesquise no YouTube, há vários vídeos de várias orações em latim. Após algumas semanas rezando diariamente o Santo Terço/Rosário em latim, ficará mais fácil para pronunciar outras orações que não conhecia.

OBS: Caso vá rezar com outras pessoas, as partes onde não estão em negrito é aonde o locutor ora, e as que estão, é onde os ouvintes oram. Na Ave Maria por exemplo, o locutor ora até “Jesus”, e os ouvintes começam a orar a partir de “Sancta Maria” (quando um não está orando, se reza mentalmente).

Signum Crucis (Sinal da Cruz )

Per signum crucis, de inimicis nostris libera nos Deus noster. In nomine Patris et Filii et Spiritus Sancti. Amen.

Oferecimento do terço (dito em português mesmo)

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este rosário que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Santíssimo Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, pela paz do mundo, pela conversão dos pecadores, pelas almas do Purgatório, pelas intenções do Santo Padre, pelo aumento e santificação do Clero, pelo nosso vigário, pela santificação das famílias, pelas missões, pelos doentes, pelos agonizantes, por todos aqueles que pediram nossas orações, pelo nosso país e por todas as nossas intenções particulares.

(Pergunte aos que participam as suas intenções para o Santo Terço/Rosário)

Credo (no crucifixo)

Credo in Deum, Patrem omnipotentem, Creatorem cæli et terra. Et in Iesum Christum, Filium eius unicum, Dominum nostrum, qui conceptus est de Spiritu Sancto, natus ex Maria Virgine, passus sub Pontio Pilato; crucifixus, mortuus, et sepultus; descendit ad inferos; tertia die resurrexit a mortuis; ascendit ad cælos; sedet ad dexteram Dei Patris omnipotentis, inde venturus est iudicare vivos et mortuos. Credo in Spiritum Sanctum, sanctam Ecclesiam Catholicam, Sanctorum communionem, remissionem peccatorum, carnis resurrectionem, vitam æternam. Amen.

Pater Noster (Pai Nosso, na conta grande)

Pater Noster, qui es in cælis. Sanctificetur nomen tuum. Adveniat regnum tuum. Fiat voluntas tua, sicut in cælo et in terra. Panem nostrum quotidianum da nobis hodie. Et dimitte nobis debita nostra, sicut et nos dimittimus debitoribus nostris. Et ne nos inducas in tentationem, sed libera nos a malo. Amen.

Três Ave Maria, nas contas pequenas

Rezamos as três primeiras Ave Maria em honra…

  • 1ª Ave Maria: Em honra do Pai Eterno, que gera seu Filho, contemplando-se;
  • 2ª Ave Maria: Em honra do Verbo Eterno, igual ao Pai, que com Ele produz o Espírito Santo; e
  • 3ª Ave Maria: Em honra do Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho por via de amor.

Ave Maria, gratia plena, Dominus tecum. Benedicta tu in mulieribus, et benedictus fructus ventris tui, Jesus. Sancta Maria, Mater Dei, ora pro nobis peccatoribus, nunc et in hora mortis nostræ. Amen.

Ad finem decadum (no fim de cada Mistério, Glória e oração de Fátima) Doxologia menor

Gloria Patri, et Filio, et Spiritui Sancto. Sicut erat in principio, et nunc et semper, et in sæcula sæculorum. Amen.

O pie Jesus, dimitte nobis debita nostra, libera nos ab igne inferni, perduc in cælum omnes animas, præsertim eas, quæ misericordiæ tuæ maxime indigent.

No final do rosário (ou terço)

Salve Regina, mater misericordiæ, vita, dulcedo, et spes nostra, salve! Ad te clamamus, exsules filii Hevæ. Ad te suspiramus, gementes et flentes in hac lacrimarum valle. Eia, ergo advocata nostra, illos tuos misericordes oculos ad nos converte, et Iesum, benedictum fructum ventris tui, nobis post hoc exsilium ostende. O clemens, O pia, O dulcis Virgo Maria!

Ora pro nobis, Sancta Dei Genetrix, ut digni efficiamur promissionibus Christi.

A partir de então, começamos a meditar nos Mistérios do dia. Caso reze apenas um terço, note o dia que irá rezar para meditar no Mistério do dia em específico.

Nas jaculatórias, eu gosto sempre de invocar o Santo do dia nelas; apenas pesquise “Santo do dia” na internet que aparecerá. Procure pelo site da Canção Nova, onde há o Santo do dia junto com um breve texto sobre o Santo. Então, um exemplo: São Gonçalo de Lagos, ora pro nobis.

Mistérios Gozosos

Segunda-feira, quinta-feira e sábado

  1. A Anunciação do Anjo à Nossa Senhora;
  2. A Visitação de Nossa Senhora à Santa Isabel;
  3. O nascimento de Jesus no presépio de Belém;
  4. A Apresentação do Menino Jesus no Templo; e
  5. O Encontro do Menino Jesus no Templo, entre os Doutores.

Mistérios Dolorosos

Terça-feira e sexta-feira

  1. Oração e Agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras;
  2. A Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo;
  3. A Coroação de espinhos;
  4. Jesus a caminho do Calvário e o encontro com Sua Mãe; e
  5. A Crucificação e morte de Jesus.

Mistérios Gloriosos

Quarta-feira e domingo

  1. A Ressurreição de Jesus Cristo;
  2. A Ascensão de Jesus ao Céu;
  3. A descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos, reunidos no Cenáculo;
  4. A Assunção de Nossa Senhora ao Céu em corpo e alma; e
  5. A Coroação de Nossa Senhora, como Rainha do Céu e da Terra.

Osténde nobis, Dómine, misericórdiam tuam. Et salutare tuum da nobis. Dómine, exáudi oratiónem meam. Et clamor meus ad Te veniat.

Dóminus vobíscum; et cum spiritu tuo.

--

--