O amor e o lindo final de Interestelar

Leonardo Miranda
Didaticamente
Published in
4 min readOct 19, 2018

Interestelar é um filme de 2014, dirigido e idealizado por Christopher Nolan (Batman Begins e The Dark Knight), que tem como fio condutor de sua narrativa a procura por sobrevivência. Para ser mais especifico, o planeta em que vivemos atualmente entrou em colapso e agora é o momento em que a espécie precisa se desdobrar para continuar sobrevivendo.

Resultado de imagem para interstellar

Mas como toda ficção científica, essa situação extrapolada serve também para que o roteiro possa discutir assuntos existenciais do próprio ser. Como por exemplo a solidão, ética, cuidado com o planeta e até relacionamentos. Especificamente sobre o amor, elenco dois ponto altos do roteiro, que além de abordarem discussões ótimas, também influenciam a continuidade do filme.

O primeiro momento em questão é esse:

E a segunda é essa, no fim do filme:

O amor como algo transcendental

No primeiro momento temos Amelia fazendo um discurso “piegas” sobre o amor, que justificaria sua decisão de tomar uma decisão não “racional”. Ela ama tanto alguém, que sente que o seu sentimento transcende até as leis da física. E o mais interessante é que além de emocionar o publico, cravar uma das frases mais conhecidas do filme, ela também está adiantando para o publico o final do filme.

Cooper se indigna, como uma cientista não vê que a decisão a ser tomada precisa ser racional. Que no momento que a humanidade precisa ser salvo, é preciso se libertar de qualquer sentimentalismo e se concentrar no que é concreto, no que precisa ser feito.

Mas o final do filme iria que o próprio Cooper está errado, para a nossa felicidade e para dele próprio.

Esse final está no segundo vídeo acima, em que a fala da doutora se concretiza.

Cooper, o que estava desacreditado, que não entendia como uma cientista podia não estar pensando racionalmente, viaja no tempo e espaço por causa do seu amor pela sua filha.

Eu sei, eu sei, não foi isso exatamente, teve ajuda “deles”, os seres humanos do futuro que arquitetaram tudo isso.

Mas narrativamente e filosoficamente foi o amor que fez o Cooper viajar indiretamente para o espaço, foi seu amor de pai que fez com que ele entendesse o que devia ser feito para salvar a todos. Por mais que quisermos negar, o amor realmente transcendeu o tempo e o espaço.

E isso é realmente lindo e humano.

O amor é a única coisa que transcende o tempo e o espaço. — Dra Brand

Racional x Emocional

Devo admitir que a primeira vez que assisti o filme não gostei dessas cenas, deletei da minha mente e até comentava que o filme tinha acabado quando Cooper entrou no buraco negro. Mas depois de muito assistir e pensar, consegui enxergar uma enorme beleza nesses pontos do filme. E perceber como ele remete a nossa realidade.

O amor é piegas mesmo, nós somos piegas, em nossas vidas pensamos assim quando estamos em um relacionamento amoroso. Pensamos que nosso amor consegue superar tudo e qualquer barreira. E por essa força que recebemos, conseguimos passar por muitos problemas para conseguir viver o nosso amor verdadeiro.

Mandamos mensagens de carinho através do whatsapp com os dizeres “sinta como eu estivesse te abraçando agora” e realmente nos sentimos abraçados ou como se estivéssemos abraçando a outra pessoa.

Mas quando nos frustamos somos tentados a ser como Cooper. Esquecer de como o amor é importante, na verdade esquecemos do que verdadeiramente importa nessa vida é o amor e aqueles que amamos. É tentador querer construir uma casca de racionalidade, parecer mais inteligente que a maioria de “trouxas” que vivem sofrendo com os seus sentimentos.

A frustração só vai te colocar uma venda para te enganar e esquecer de como é importante amar e ser amado. Por mais água com açúcar que seja, no filme e nos maiores momento de crise é o amor que nos salva.

Apenas o amor
Pode trazer a chuva
Que faz você desejar o céu
Apenas o amor
Pode trazer a chuva
Que cai como lágrimas lá do alto

Amor, reine sobre mim

Love, Reign o’er Me — The Who

Gostou do texto? Tem críticas, comentários e/ou recomendações? Seja meu amigo eletrônico e vamos trocar uma ideia.

Me mande um email no leoetec96@gmail.com

--

--

Leonardo Miranda
Didaticamente

Cursa Licenciatura em biologia na UFSCar - Campus Sorocaba. Professor de biologia, Filosofo de internet e Teólogo Amador.