A metáfora das duas montanhas
Encontrei a metáfora abaixo no livro ACT Made Simple — Second Edition - do autor Russ Harris e considerei um lembrete importante para tantas pessoas que se acham iluminadas, gurus ou plenamente resolvidas.
Fiz uma tradução livre do inglês para o português.
A METÁFORA DAS DUAS MONTANHAS (Hayes, Strosahl, & Wilson, 1999)
Terapeuta: Sabe, muitas pessoas vêm para a terapia acreditando que o terapeuta é algum tipo de ser iluminado, que ele já resolveu todos os seus problemas e tem tudo sob controle — mas isso não é bem assim. É mais como se você estivesse escalando sua montanha aí, e eu escalando minha montanha aqui. E de onde estou na minha montanha, posso ver as coisas na sua montanha que você não pode ver — como uma avalanche para acontecer, ou um caminho alternativo que você pode seguir, ou se você não está usando sua picareta de forma eficaz.
Mas eu odiaria que você pensasse que cheguei ao topo da minha montanha, e eu estou sentado, relaxando. O fato é que eu ainda estou subindo, ainda cometendo erros e ainda aprendendo com eles. E basicamente, somos todos iguais. Estamos todos escalando nossa montanha até o dia em que morrermos.
Mas é o seguinte: você pode ficar cada vez melhor em escalar, e cada vez melhor em aprender a apreciar a jornada. E é disso que se trata o trabalho que fazemos juntos aqui.