aposentadoria — quando e como?
quem pensa em se aposentar, especialmente quem deseja fazer isso o quanto antes, em geral possui ideias como:
- doar ao máximo o tempo para trocar por dinheiro, muitas vezes abrindo mãos de aspectos como saúde — física e mental, relações e atenção com o presente.
- acumular dinheiro o suficiente para que o rendimento cubra o estilo de vida próximo do atual, para parar de trabalhar e ter remuneração constante.
- esperar a chegada de um futuro, incerto, no qual não precisará mais trabalhar e acredita que terá tempo de reverter a falta de cuidado que teve com outros aspectos de vida.
porém, isso não funcionará para todas as pessoas, seja por falta de oportunidade, seja por falta de determinação, ou pelo acaso do nosso mundo complexo que surpreende nosso planos e expectativas.
eu acredito numa combinação intencional de princípios de estilo de vida para administrar melhor as incertezas enquanto nos oferece os benefícios desejados da “aposentadoria”.
alguns possíveis:
- alternar ciclos de trabalho e fôlego sem ter que esperar algum acúmulo grande de dinheiro ou se tornar idoso: trabalhar por um período de tempo para acumular dinheiro suficiente que permita ter ciclo de fôlego em seguida, sem gastar tudo que acumulou. e repetir os ciclos. trabalhar 5x na semana, todas semanas do mês e só folgar 1 mês por ano não precisa ser o padrão.
- ritmo saudável para jornada longo prazo ou para permitir repetir a jornada em outros ciclos. aproveitar o momento presente mesmo enquanto investe parte do tempo no trabalho. ter atenção e cuidar da saúde, relações e outras aspectos de vida.
você pode experimentar trabalhar 3–6 meses para folgar 3–6 meses.
você pode experimentar trabalhar 3 dias na semana para folgar 4 dias.
você pode experimentar a combinação que lhe convier.
- manter o custo de vida baixo e preservar o que não é necessário gastar.
- apreciar as pequenas coisas e simplicidade. prazer é relativo, então podemos usar isso ao nosso favor e aprender sentir prazer e satisfação de outras formas, não dependendo de luxo e coisas que demandam muito dinheiro.
- manter um ritmo que permita a apreciação comentada acima.
- aprender e manter habilidades ou hobbies que nos dão prazer. e aprender remunerar essas habilidades ou hobbies.
- aprender e manter habilidades que o mercado remunere ao longo do tempo, observando os novos padrões que surgem.
- rir e se divertir.
- aguçar a curiosidade com coisas banais e comuns.
- experimentar entender novas perspectivas e usar novas lentes de interpretação.
- se conectar com as pessoas.