niksen, wabi-sabi e kintsugi

3 conceitos que aprendi recentemente e se conectaram com minhas reflexões sobre o desapego da ocupação, da produtividade, do perfeccionismo e do padronizado

Cali (Renato Caliari)
(di.de)vagar
2 min readJul 29, 2022

--

Três conceitos que aprendi recentemente e se conectaram com minhas reflexões sobre o desapego da ocupação, da produtividade, do perfeccionismo e do padronizado: niksen, wabi-sabi e kintsugi.

abaixo ofereço minha interpretação simplificada, limitada, enviesada e passível de falha sobre esses conceitos.

👉 niksen (conceito holandês)

nos inspira a termos momentos para fazer nada, ficarmos ociosos ou fazermos algo sem qualquer utilidade. termos espaços vazios.

valorizarmos e nos permitirmos viver a desocupação e o tempo livre. sem algo em troca. apreciarmos momentos de improdutividade e offline.

👉 wabi-sabi (conceito japonês)

uma visão de mundo e abordagem estética que nos inspira a apreciarmos a imperfeição, o incompleto, a impermanência, a assimetria, o orgânico, o desajustado, o irregular, o simples.

desapegarmos do perfeito, do simétrico, do moderno esterelizante, da moda, do normatizado, do completo, do padronizado.

👉 kintsugi (conceito japonês)

uma filosofia e arte de reparar cerâmicas quebradas remendando com laca misturada com pó de ouro, prata ou platina que nos inpira a não tentarmos disfarçar ou esconder as cicatrizes da vida ou imperfeições, mas ressaltá-las e apreciá-las.

darmos valor à nossa história. nos tornar imperfeitamente e visivelmente únicos em nossos remendos.

--

--