Borussia Dortmund tem início fulminante na Bundesliga, e Bayern tropeça novamente

Gabriel Ruggiero
Die Schwarzgelben
Published in
4 min readSep 25, 2017

O Borussia Dortmund começou essa temporada na Bundesliga a todo o vapor. Com 16 pontos de 18 possíveis, a equipe aurinegra já está mostrando não somente para os alemães, mas para todos os europeus que, nesta temporada pode render bastante. Apesar da equipe não ter começado com o pé direito na Liga dos Campeões, em sua liga doméstica já está isolado como líder.

Esse início do Dortmund, é surpreendente pelo fato de que nas 6 primeiras partidas da Bundesliga marcou 19 gols e sofreu apenas 1. A defesa está se mantendo em um nível muito alto, deixando para trás as falhas defensivas que prejudicaram o time, nas outras edições do campeonato alemão. Outro ponto impressionante, é a capacidade de rodar o elenco e mesmo assim mantendo um bom ritmo de jogo, em todas as partidas que disputou até agora.

No meio da semana, a equipe de Dortmund visitou o Hamburgo, que foi mais uma vítima do ataque aurinegro. O gol demorou a sair, principalmente devida a falta de criatividade dos jogadores do meio de campo, que quase não participaram da primeira etapa do jogo. Mas em jogada parada a bola sobrou para Shinji Kagawa colocar a bola dentro do gol, e após o gol, ficou mais fácil para infiltrar a defesa do Hamburgo. Andriy Yarmolenko teve uma atuação brilhante, no primeiro tempo, criando boa parte das jogadas da equipe. No segundo tempo o jogo ficou perigoso, o Hamburgo achou espaços na defesa do Borussia, mas não conseguiu transformar em gols. Enquanto Aubameyang e Pulisic marcaram e finalizaram o placar.

Na rodada do fim de semana, Dortmund teve a chance de abrir mais um ponto em relação aos segundo lugar e conseguiu, devido ao tropeço do Bayern de Munique contra o Wolfsburg. Os aurinegros receberam o Borussia Mönchengladbach, e não tiveram dificuldades.

Como as outras equipes, o Borussia Mönchengladbach tentou anular o rápido ataque do Borussia Dortmund com uma retranca e claramente não funcionou.

Após 28 minutos de pressão, Aubameyang recebeu um lançamento e cruzou na medida pra Philipp fazer bonito gol. E após o primeiro tento, ficou mais fácil, pois o time de Gladbach tentou atacar um pouco mais e deixou buracos na zaga. Rapidamente o Borussia Dortmund aumentou a vantagem com mais um gol de Phillip, Aubameyang marcou um hat-trick (três gols na mesma partida) e para coroar a goleada, Julian Weigl voltando de lesão marcou um golaço. Antes do sexto gol, Stindl marcou um gol para os visitantes que deixou os aurinegros frustrados, pois seria a sexta partida consecutiva na Bundesliga, sem tomar gols. Mas nada que ofusque a vitória por 6 x 1.

Philipp colocou Dortmund em uma posição confortável, com sua segunda aparição no time titular dentro de uma semana. No primeiro tempo, fez dois gols e não teve egoísmo, para entregar um gol para o artilheiro da Bundesliga, Aubameyang. Outro jogador que brilhou em campo foi Dahoud, que completou mais uma assistência, nessa temporada já são 3.

Peter Bosz, técnico da equipe, encorajou a equipe a jogar ofensivamente na formação 4–1–4–1 , e está funcionando. A equipe tem ficado bastante com a posse de bola e tem uma porcentagem de acertos nos passes muito grande. Bosz é o primeiro técnico na Bundesliga a não sofrer gols nas cinco primeiras partidas em que disputou.

Uma assistência, três gols e três bolas na trave foram suficientes para a Bundesliga nomear o gabonês como: o melhor jogador da rodada.

O Dortmund embalou, mas agora tem missão difícil na Liga dos Campeões. Vai receber o Real Madrid, e precisa ganhar para convencer a torcida que pode chegar longe, também na competição europeia.

No Bayern de Munique, a semana teve altos e baixos. Na quinta rodada o time mostrou sua força e ganhou do Schalke por 3 x 0 fora de casa. Foi a estreia de James Rodriguez na Bundesliga, e começou voando: sofreu o pênalti, que Robert Lewandowski não desperdiçou, o colombiano marcou o segundo gol da equipe e ainda deu uma linda assistência para Arturo Vidal fechar o placar. Por essa atuação de gala, foi premiado como: o melhor jogador da rodada.

Apesar da bela atuação do time de Munique no meio da semana, quando recebeu a equipe do Wolfsburg, em casa, deixou os torcedores chateados. O Bayern fez um primeiro tempo tímido, mas conseguiu achar dois gols antes do intervalo com Lewandowski de pênalti, e com Robben em um chute que desviou em Rafinha e enganou o goleiro do Wolfsburg. Mas no segundo tempo, a equipe voltou sem agressividade e em uma falha bizarra do goleiro Ulreich, Arnold diminuiu, e a partir daí foi pressão do Wolfsburg em busca do gol de empate, que no final do jogo veio, com a cabeça de Didavi. O goleiro Ulreich está substituindo Manuel Neuer, que só voltará em 2018.

Com mais um tropeço, o Bayern é o terceiro colocado, atrás de Borussia Dortmund e Hoffenheim, apimentando ainda mais essa edição da Bundesliga.

--

--

Gabriel Ruggiero
Die Schwarzgelben

Jornalista esportivo e amante de competição. Contato via Twitter: @gabriel_rugg