Como perder três competições em 32 dias

Gabriel Ruggiero
Die Schwarzgelben
Published in
3 min readMay 20, 2019

Em um intervalo de 32 dias entre fevereiro e o início de março, o Borussia Dortmund teve oito jogos importantíssimos para a temporada do clube. O time aurinegro disputava três competições na época: Bundesliga, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões. Dentre essas oito partidas, o time só saiu vencedor em uma delas. Resultando na eliminação direta da Copa da Alemanha e da Liga dos Campeões, e de quebra, com a conquista de apenas 6 pontos dos 15 disputados, o Borussia Dortmund deixou o Bayern de Munique empatar em pontos faltando 10 rodadas para o fim do campeonato, que o bávaros se tornaram campeões com apenas dois pontos de diferença para os aurinegros.

Partidas:

02/02/2019 - Eintracht Frankfurt 1 x 1 Borussia Dortmund - Bundesliga

05/02/2019 - Borussia Dortmund 3 x 3 Werder Bremen (pen 2 x 4) - Copa da Alemanha

09/02/2019 - Borussia Dortmund 3 x 3 Hoffenheim - Bundesliga

13/02/2019 - Tottenham 3 x 0 Borussia Dortmund - Liga dos Campeões

18/02/2019 - Nuremberg 0 x 0 Borussia Dortmund - Bundesliga

24/02/2019 - Borussia Dortmund 3 x 2 Bayer Leverkusen - Bundesliga

01/03/2019 - Augsburg 2 x 1 Borussia Dortmund - Bundesliga

05/03/2019 - Borussia Dortmund 0 x 1 Tottenham (agg 0 x 4 ) - Liga dos Campeões

Dentre esses jogos, vale ressaltar duas partidas:

As oitavas de final da Copa da Alemanha entre Borussia Dortmund e Werder Bremen, em que Lucien Favre escolheu colocar o terceiro goleiro para jogar, sendo que tinha no plantel dois goleiros de altíssimo nível: Roman Bürki e Marwin Hitz que nem no banco de reservas ficaram. Os times empataram a partida em 1 a 1, e na prorrogação a equipe de Favre esteve a frente do placar duas vezes mas cedeu o empate, o último gol contou com uma falha de Oelschlägel, goleiro escolhido pelo técnico. Partida foi para os pênaltis o time perdeu por 4 a 2, perdendo dois pênaltis e não defendendo nenhum.

Imagem por Borussia Dortmund

Outro jogo escolhido para análise foi: Borussia Dortmund x Hoffenheim. Partida que até 30 minutos da etapa final, o time de Dortmund dominava e ganhava por 3 a 0. Nos 15 minutos finais, o time tomou três gols de cruzamentos aéreos resultando no empate da partida. Antes de tomar os três gols Paco Alcácer e Jadon Sancho perderam dois gols que não costumam perder.

Por mais que a briga pelo título tenha acontecido até a última rodada, a sensação que fica é que o Borussia Dortmund brigou consigo mesmo. Não é aceitável um time perder tantas oportunidades de acabar com a hegemonia do Bayern de Munique, que não fez uma temporada brilhante mas acabou conquistando o SÉTIMO título consecutivo da Bundesliga.

--

--

Gabriel Ruggiero
Die Schwarzgelben

Jornalista esportivo e amante de competição. Contato via Twitter: @gabriel_rugg