Dinâmica "Product Kickstart"

Testando o método com o squad VivaPro

Diana Fournier
difournier_uxr
4 min readJul 20, 2016

--

Colhendo os resultados da dinâmica "Product Kickstart"

No dia 08 de junho de 2016, o método Product Kickstart foi testado com o squad do VivaPro. O método é uma matriz que se divide em alguns pilares, onde cada pilar aborda um ponto do produto e cada item desse deve ser preenchido pelas respostas de todos os membros do time.

O Product Kickstart tem por objetivo compreender a estratégia do produto visando melhorar a contribuição do UX no processo de concepção e evolução do produto — tanto pelo UX Designer do Squad como também com pelo time de Research & Usability. Além disso o método visa alinhar a compreensão sobre o que é o produto, como ele funciona e pra onde ele vai com todos os membros do time.

A dinâmica teve a duração de duas horas e contou com a participação de todos do Squad do VivaPro (devs back, fronts, UX designer e PM) como também todos do time de Research & Usability. Foi construído no quadro a matriz com os quatros pilares principais que seriam os universos explorados do produto. Cada pilar continha itens que deveriam ser respondidos por todos os integrantes do time. Todos deveriam responder, independente de ser uma resposta repetida ou não, pois isso mostra exatamente como está a compreensão do time referente à alguns pontos. Deixa claro se todos estavam de acordo ou se sabem dos detalhes do produto.

Abaixo o exemplo de matriz que utiliza-se na dinâmica:

Matriz original da dinâmica

Cada pilar tem seu objetivo específico e ajuda a documentar e a entender os momentos do produto, desde sua criação até os planejamentos para o futuro em grande escala.

Vale ressaltar que nem sempre os pontos se encaixarão em todos os produtos ou serviços. No caso da dinâmica realizada com o VivaPro, itens como "Fonte de Receita" e "Situação Financeira do Produto" não se encaixavam no que de fato o produto é, decidimos então pular esses pontos e manter os outros. É perfeitamente aceitável fazer tais modificações na matriz para que a dinâmica faça sentido para o seu time.

Abaixo uma breve descrição de cada pilar:

Pilar 1 — Conceito: Por que este produto foi desenvolvido?

O objetivo deste pilar é compreender a oportunidade ou necessidade que levou o produto a ser criado e suas principais diretrizes.

Pilar 2 — Desenvolvimento: Como esse produto foi desenvolvido?

Neste item 0 objetivo era compreender as escolhas feitas para o desenvolvimento do produto e os agentes influenciadores dele.

Pilar 3 — Manutenção: Como ele é mantido?

Neste pilar o objetivo era entender como o produto se mantém, como gera receita e quais custos impactam em sua estrutura.

Pilar 4 — Futuro: Para onde ele vai?

Este último visava compreender o cenário atual e futuro de ação do produto e como ele se manterá ou crescerá no mercado.

Dinâmica rolando com os desenvolvedores do Squad do VivaPro.

Resultados

Ao levantar todas as questões de cada pilar, todos os integrantes do squad responderam as mesmas de acordo com sua visão e conhecimento que tinham do produto. Em muitos momentos ficou evidente que o time estava alinhado referente àquele ponto (como por exemplo o item "Concorrentes") mas em outros a dinâmica acabou expondo que também há questões obscuras e não definidas para todos.

Tais questões deverão ser debatidas e esclarecidas para todo o Squad, mantendo assim o mindset alinhado.

As questões que não foram respondidas ou que houve muita divergência deverão ser alinhadas pelo(a) PM juntamente com o time — no caso do Squad VivaPro, pela Juliana Andrade.

Lições Aprendidas

Esta foi a primeira vez que realizamos a dinâmica "Product Kickstart" com um squad do VivaReal. Tivemos acertos e erros e para que outros venham a ser realizados, notamos alguns pontos que temos que ajustar:

  • Para realizar a atividade é necessário "mediadores" — pessoas que facilitam a atividade e fazem a dinâmica andar — mas é importante deixar isso claro para todos da sala e definir bem as tarefas de tais pessoas. Na nossa dinâmica, todo o time de pesquisa participou mas a participação não foi como mediadores e ficou a sensação de estarem ali apenas "observando", o que pode ter afetado a realização da dinâmica, já que isso pode ter intimidado alguns integrantes do time;
  • Devemos incentivar mais o debate em alguns pontos dos pilares. Houve momentos que a resposta era pronta e todo o time concordava em uma única resposta, mas não houve de fato uma discussão de o por que aquele item ser daquela maneira. Levantar questionamentos pode revelar dúvidas que o time possa ter, mas ninguém pensou em perguntar.
  • No fim já mostrar um panorama do que foi levantado na atividade. Apesar de não ser o entregável ainda, já adiantar aos participantes se o mindset sobre o produto está alinhado e se há pontos para se trabalhar é uma maneira de deixar claro o objetivo inicial da atividade mostrando assim seu valor.

--

--

Diana Fournier
difournier_uxr

manauara, head of product user researcher at @picpay, catlover, tattoed girl