11 de agosto: Dia daqueles que exercem o nobre ofício de advogar

Feliz dia da advocacia!

Time Digesto
Blog Digesto
3 min readAug 11, 2021

--

Precisa consultar o andamento de um processo judicial? Só depois de pegar a fila, falar com o servidor e lá se foi um dia com a “barriga no balcão”.

Despachar com o Magistrado? Só depois de um alinhamento de agendas, disponibilidade e lá se foi mais um dia de idas e vindas pelo fórum.

Embora as atividades sejam majoritariamente as mesmas na condução de um processo judicial, pouco a pouco os autos e procedimentos físicos vêm sendo substituídos por digitalizações, telas, arquivos e links de audiência.

E, cedo ou tarde, isso iria ocorrer, pois o Direito é vivo, pulsante, desafiador e acompanha o dinamismo da sociedade da informação, que aprende, se desenvolve e vive em constante — e célere — mutação.

Diante desse cenário, não restam dúvidas de que a rotina jurídica e os desafios dos advogados são novos, e a coragem para enfrentar tais mudanças é motivo de comemoração, especialmente no contexto pandêmico que estamos vivendo, em que se reinventar é a única alternativa para superar as adversidades.

A mudança assusta. É turbulenta e nos força a repensar e reaprender, mas é necessária e, acreditem, positiva.

O advogado é cada vez mais estratégico e importante para o sucesso do negócio.

Com um olhar cuidadoso e emprego de vasto conhecimento jurídico é capaz de antever atritos internos e até mesmo concorrenciais que servirão de insumos para melhor tomada de decisão. Assim, os serviços jurídicos deixam de ser centros de custos e passam a ser relevantes — e porque não, essenciais! — para a prosperidade das empresas.

A atuação do advogado mais focado na entrega do benefício e mais central no olhar macro — quer no volume, quer no impacto de títulos executivos na saúde financeira das empresas e dos clientes em geral -, são a tônica dos atuais desafios da advocacia neste século XXI.

Acerca deste movimento, é possível que alguns ainda questionem se as mudanças são realmente positivas, mas acreditamos que a tecnologia e a automatização de rotinas operacionais são importantes parceiras e aliadas para o ganho de eficiência das entregas relacionadas aos serviços jurídicos.

Por esse motivo, e por sabermos que os novos desafios não são poucos e sequer simples, trabalhamos para ser para você, advogado, um parceiro para uma gestão eficiente e não apenas um software jurídico.

O DIGESTO parabeniza e deixa os seus elogios aos advogados (as) que se esmeram para se atualizar e se reinventar ao mesmo tempo em que cumprem prazos, estudam novas jurisprudências, pensam em soluções estratégicas e diferentes formas de melhor atender seus clientes.

Advogado, você tem o nosso máximo respeito e admiração!
Parabéns pelo esforço diário em se dedicar a este nobre ofício.

Por fim, contem sempre com o apoio e dedicação do time do DIGESTO, que se coloca à disposição para continuar facilitando a rotina dos advogados (as) para que diminuam os trabalhos operacionais, possam embasar estratégias com fundamentos coletados pela jurimetria e tenham suas demanda de backoffice automatizadas e melhor organizadas.

Estamos juntos,
Feliz dia do advogado!

Texto escrito pelo Time Digesto

--

--