Colaboração do DIGESTO ao DATAFOLHA: pesquisa do perfil econômico dos advogados em 2021

Saiba como o DIGESTO filtrou os entrevistados para garantir representatividade.

Time Digesto
Blog Digesto
3 min readJun 22, 2021

--

Perfil econômico e de atuação dos advogados — Foto: Pexels

No primeiro trimestre, o DIGESTO colaborou com o DATAFOLHA para construir a radiografia da atividade das advogadas e dos advogados do Brasil. O objetivo era traçar o perfil e coletar informações econômicas e opiniões da classe sobre temas atuais e nacionais.

Ao todo, participaram 303 advogados, das cinco regiões do país. Os resultados foram ponderados por sexo, idade e região, de acordo com o quadro da advocacia da OAB Nacional.

Foi na fase de seleção de quem seriam esses 303 advogados que o DIGESTO teve participação. Somos uma lawtech (startup jurídica) especializada em filtrar informações que estão conservadas em volumosos banco de dados em informação organizada e relevante para o nosso cliente.

Quando o nosso cliente é um escritório de advocacia ou departamento jurídico, nossa atuação principal consiste em desempenhar essa atividade no âmbito do Judiciário brasileiro a partir dos 30 milhões de processos judiciais, 550 diários oficiais e 59 tribunais de todo o Brasil (incluindo todos os TRFs, TJs e TRTs). Otimizamos as buscas, economizamos tempo da equipe e organizamos a informação. Aqui explicamos como os robôs do DIGESTO são treinados para funcionar como o botão CTRL+F do Judiciário.

No entanto, no âmbito dessa pesquisa, o DATAFOLHA nos solicitou a organização e filtragem de um outro banco de dados.

O trabalho dos robôs do DIGESTO consistiu em analisar as informações referentes aos 1,2milhão de advogados e advogadas que integram o quadro nacional da OAB. O resultado foi a filtragem e organização dos advogados por sexo, idade e região. Esse filtro garantiria que a pesquisa tivesse representatividade e se aproximasse com a realidade econômica enfrentada pelos advogados durante a pandemia no país.

Além disso, foi levantada as áreas de atuação “A pesquisa Datafolha mostra que as relações familiares, afetivas ou de trabalho estão no centro das áreas de atuação mais citadas pelas advogadas e pelos advogados do Brasil, ainda que a maioria desses profissionais não dê dedicação exclusiva a apenas uma delas”.

Caso você queira ver, no detalhe, os resultados trazidos, clique aqui.

Essa cultura de dados e números é importante que se aproxime em todas as frentes do mercado jurídico. Porque sem “check up” não se tem consciência do que está verdadeiramente funcionando e não se pode, com fundamento, propor melhorias para reais problemas e desafios. O diagnóstico completo aponta um efetivo conhecimento da realidade e possibilita um constante aprimoramento.

Por isso, que nós do DIGESTO, sempre insistimos no ponto de que não importa o tamanho do seu escritório de advocacia, para se ter uma gestão profissionalizada, estratégica e eficiente, se faz imprescindível a cultura de números e dados.

Também é fundamental ter interdisciplinaridade das ciências, dos saberes e do domínio das ferramentas, razão pela qual a proximidade do DIGESTO com o seu dia a dia profissional pode ser algo muito valioso.

Leia este case de um dos clientes DIGESTO que, com a nossa parceria, teve auditados 17 mil processos judiciais em uma semana.

Se o seu objetivo é ter mais agilidade e eficiência nos trabalhos de backoffice e dos paralegais, saiba que também podemos colaborar nas suas rotinas (leia mais aqui).

Por fim, caso queira saber mais detalhes e informações práticas sobre os nossos serviços de jurimetria, clique aqui.

Texto escrito pelo Time Digesto

--

--