Frágil, Ansioso, Não linear, Incompreensível: as bases do mundo BANI

Advogado, atente-se aos novos tempos!

Time Digesto
Blog Digesto
3 min readJul 6, 2021

--

Profissional jurídico do século XXI — Foto: Pexels

Já se encaminhando para a metade de 2021, relembramos o nosso primeiro texto do ano em que trazíamos os 21 pontos que os advogados e gestores jurídicos deveriam se atentar no decorrer dos doze meses seguintes, a previsão do tempo trazia o “mar mexido e ventos de ressaca” após um 2020 totalmente imprevisível.

A convergência dos pontos na altura levantados trazia a noção de que, se é no conflito, no desacerto, no litígio e na inadimplência que estão os objetos de trabalho de advogados, 2021 e os próximos anos trazem o potencial de muita intensidade para a advocacia. Portanto, o convite, era e continua sendo “mãos à obra, doutores”: encontrem as partes em desacordo, chamem os robôs do DIGESTO para “dar uma mãozinha” - eles vão ser muito úteis na gestão de volume de processos e informações judiciais! - e entreguem um bom serviço jurídico.

Os profissionais jurídicos, para navegar nesses tempos e nas mudanças trazidas pela pandemia, precisam conhecer a definição do mundo BANI.

O conceito BANI foi desenvolvido pelo antropólogo e futurista norte-americano Jamais Cascio. Trata-se de um acrônimo em inglês de “Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible”, ou Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível, em tradução livre.

Esse acrônimo carrega as bases e o alicerce para que as empresas possam prosperar e trazer disrupções sob a ótica pós-pandemia.

“BANI é uma estrutura para articular as situações cada vez mais comuns nas quais a simples volatilidade ou complexidade são lentes insuficientes para entender o que está acontecendo”, diz o criador da terminologia em seu artigo oficial.

“Situações em que as condições não são simplesmente instáveis, são caóticas; nos quais os resultados não são simplesmente difíceis de prever, e sim completamente imprevisíveis. Ou, para usar a linguagem particular desses frameworks, situações em que o que acontece não é simplesmente ambíguo, é incompreensível”.

Brittle - Frágil

De acordo com Jamais, os tempos demonstram que estamos suscetíveis a catástrofes a qualquer momento, e todas as empresas estão construídas sobre uma base quebradiça, que pode desmoronar da noite para o dia. É preciso aprender a trabalhar sabendo que o perigo está à espreita.

Anxious - Ansioso

Todo esse medo constante ocasionado pela fragilidade do mundo gera ansiedade, uma das doenças mais comuns das gerações atuais. O mundo está ansioso, e isso se reflete no mercado de trabalho. Estamos vivendo no limite, observando as doenças e a morte cada vez mais de perto, e isso ocasiona um senso de urgência, que pode acabar pautando muitas decisões.

Nonlinear - Não-linear

Segundo o antropólogo, estamos vivendo em um mundo cujos eventos parecem desconectados e desproporcionais, graças ao estranhamento e esgotamento ocasionados pelo isolamento social. Sem uma estrutura bem-definida e padronizada, não é possível fazer organizações estruturadas. O home office é uma prova disso (leia aqui sobre a o tempo da comunicação no ambiente de trabalho). Logo, planejamentos detalhados e de longo prazo podem não fazer mais sentido em um mundo BANI.

Incomprehensible - Incompreensível

Agora é a hora de esquecer a lógica, de acordo com Jamais. “Tentamos encontrar respostas, mas as respostas não fazem sentido. Mais dados ― até mesmo big data ― podem ser contraproducentes, sobrecarregando nossa capacidade de entender o mundo, tornando difícil distinguir ruído de sinal. A incompreensibilidade é o estado final da sobrecarga de informações”. Não ter dados e não ter controle pode ser fatal.

Resta-nos ficar de olho nesses movimentos, entender como tem-se criado valor, as movimentações e as bases que estruturam as atuais relações comerciais e profissionais, porque esse é o grande diferencial do profissional do século XXI.

Para aqueles que atuam no mundo jurídico, um dos diferenciais é o manuseio de dados, a partir da triagem e organização das informações processuais de modo a garantir precisão e agilidade aos clientes, para ler mais sobre isso, clique aqui.

E caso queira ter acesso a mais informações referentes ao Direito e a tecnologia, assine a nossa newsletter.

Texto escrito pelo Time Digesto

--

--